Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais

Notícias

Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais

Políticas públicas

A saúde da mulher e do homem e práticas de cura são alguns dos temas discutidos no espaço organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social no X Congresso Brasileiro de Agroecologia
publicado  em 13/09/2017 15h24
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Cuidar da saúde utilizando técnicas e produtos naturais. Esse é o objetivo da tenda Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Saúde da mulher e do homem, práticas de cura e conversas sobre o parto são alguns dos temas das oficinas e rodas de conversas. O espaço integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

Em uma das atividades promovidas na tenda, a quilombola Luceli Morais Pio mostrou para o público que é possível cuidar da saúde com os produtos que a terra oferece. Da comunidade Quilombola do Cedro, no município de Mineiros (GO), ela trouxe toda a experiência sobre as plantas medicinais. “Vim falar hoje exclusivamente para as mulheres. Mostrei os cosméticos feitos com ervas e também as tinturas e os chás para a mulher ter mais resistência e uma boa saúde”.

Luceli contou que todos os medicamentos usados por ela são naturais. Os produtos são colhidos de forma correta, com manejo, colheita e secagem sem agredir o meio ambiente e conservando o Cerrado. “A gente tem uma preocupação de onde a gente colhe essas espécies. O importante é não ter essa planta só hoje, mas ter para os nossos netos e tataranetos. Queremos que ela possa curar muita gente”.

A secretária-executiva do CNPCT, Kátia Favilla, explicou que o MDS convidou os povos e comunidades tradicionais para participar de todas as oficinas. “O que a gente quer é entender a saúde de forma integral. Entender não apenas o doente, mas as causas da doença. As ervas influenciam na saúde dessas pessoas.”

Leia Também:
Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável
Oficina de hortas caseiras atrai crianças e adultos
Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares
Painel aborda estratégias de mercado para os produtos da sociobiodiversidade
MDS cadastra cooperativas de agricultores familiares para comercializar produtos para órgãos federais
Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa
Benefícios dos temperos na alimentação infantil são tema de palestra na tenda Alimentação Saudável
Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina
Oficina debate modelo de comercialização de alimentos com o apoio da comunidade
Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade é oportunidade de negócios e troca de experiências
Programa Cisternas é tema de roda de conversa

Encontro O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa