Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável

Notícias

Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável

SEGURANÇA ALIMENTAR

Mais de 300 pessoas circularam entre as oficinas e rodas de conversa promovidas no espaço
publicado  em 15/09/2017 19h08
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Quem passou pela tenda Alimentação Saudável, organizada Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e parceiros, durante o X Congresso Brasileiro de Agroecologia, aprendeu mais sobre hortas orgânicas, sucos funcionais e a importância da agricultura familiar e da sociobiodiversidade, entre outros temas. Por dia, mais de 300 pessoas circularam no espaço.

A colombiana Linda Nataly Vasquez, 29 anos, está no Brasil há um ano e meio. Ela é agrônoma e faz mestrado em recursos genéticos na Universidade Federal de Santa Catarina. Viu no congresso a oportunidade de saber mais sobre os recursos naturais brasileiros para inclui-los nos seus estudos. Na tenda Alimentação Saudável, o tema cultura alimentar da Amazônia foi o que mais a surpreendeu.

“Fiquei muito feliz de encontrar um espaço que discute esse assunto. Achei as discussões sobre alimentação saudável muito ricas, principalmente sobre a cultura alimentar da Amazônia. Na oficina do Slow Food, aprendi mais sobre o que é um comércio justo e agrobiodiversidade”.

A agricultora familiar Ana Policena Rosa, 41 anos, gostou de aprender novas receitas com jaca. Ela é acampada do Movimento Sem Terra em Planaltina, a 38 quilômetros de Brasília. Planta hortaliças, abóboras, maxixe e maracujá. “O que mais gostei foi a conversa sobre Comer Pra Quê? Vi muita gente que está tentando mudar de vida e comer melhor. Eu também quero fazer isso. Também gostei da conversa sobre a biodiversidade, respeitar a natureza e o tempo certo de colher. As pessoas demoraram para acordar para esse assunto”.

A coordenadora-geral de Monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Carmem Priscila Bocchi, destacou que o objetivo da tenda foi mostrar o que é a alimentação saudável, um tema que ainda gera muito debate.

“Percebemos que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é de fato a alimentação saudável. No espaço, conseguimos mostrar, com o apoio dos nossos parceiros, a experiência das comunidades de agricultores, o que é cultura alimentar e como aproveitar melhor os alimentos, por exemplo”.

A tenda Alimentação Saudável foi organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, foram promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

Leia Também:
Oficina de hortas caseiras atrai crianças e adultos
Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares
Painel aborda estratégias de mercado para os produtos da sociobiodiversidade
MDS cadastra cooperativas de agricultores familiares para comercializar produtos para órgãos federais
Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa
Benefícios dos temperos na alimentação infantil são tema de palestra na tenda Alimentação Saudável
Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais
Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina
Oficina debate modelo de comercialização de alimentos com o apoio da comunidade
Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade é oportunidade de negócios e troca de experiências
Programa Cisternas é tema de roda de conversa

Evento – O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa