Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Programa Forças no Esporte gera mercado para os agricultores do Distrito Federal

Notícias

Programa Forças no Esporte gera mercado para os agricultores do Distrito Federal

SEGURANÇA ALIMENTAR

Roberto Nascimento entrega hortaliças para o programa desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social
publicado  em 12/09/2017 09h53
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – O agricultor familiar Roberto Farias do Nascimento, 43 anos, se orgulha ao mostrar a sua plantação. Agricultor desde criança, ele cultiva hortaliças em uma chácara localizada em Brazlândia, a 50 quilômetros de Brasília.

Há quatro anos, começou a vender os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Foi assim que os produtos foram parar nos pratos dos alunos do Programa Forças no Esporte no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

“É muito bom saber que grupos governamentais estão comprando do produtor rural. Fico feliz em ver que o produto que estou plantando aqui está indo para as crianças que não têm o que comer. Nós queremos que cada dia que passa o governo aumente a oferta para as crianças necessitadas”, afirmou.

Nascimento faz parte da Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão (Aspag), que reúne mais de 100 pequenos agricultores da região de Brazlândia. São organizações como essas que comercializam seus produtos para o Ministério da Defesa, complementado a alimentação dos alunos do Forças no Esporte.

O programa garante duas refeições diárias para 22 mil crianças e jovens em todo o país. No turno contrário ao da escola, eles participam de esportes e têm uma alimentação adequada. Parceiro do Ministério da Defesa, o MDS repassa recursos para compra dos alimentos. Nos próximos 18 meses, serão investidos R$ 33 milhões. Os produtos são comprados exclusivamente da agricultura familiar por meio do PAA.

Leia também:
Jovens do Forças no Esporte sonham com carreira no futebol
“Meu sonho é ser tenista profissional e viver disso”

Mercado certo – A segurança foi o que estimulou Nascimento a vender para o PAA. O programa garante ao pequeno agricultor o preço de mercado na compra dos alimentos e com a garantia de pagamento, sem passar pelo atravessador.

“O programa dá segurança para vender por que a gente sempre sabe que se vender vai receber. Com o dinheiro, eu consigo comprar adubo ou dar um cheque para comprar alguma outra coisa. É uma segurança. Por que se a gente for entregar para o atravessador não vale a pena.”

O diretor do departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Martino Zuccaro, destacou o papel importante do MDS no Forças no Esporte. Para ele, o programa é a oportunidade que as crianças, que estão em risco social, e suas famílias têm de um futuro melhor.

“Sempre existe muito mais além da simples atividade desportiva. O reforço nutricional é absolutamente fundamental para que as crianças tenham um ótimo desempenho quando estão em atividade conosco. Então, o MDS hoje tem um papel crucial nessa parceria. Na verdade, nós não estamos preparando esportistas. Estamos preparando cidadãos para o Brasil.”

Saiba mais
O Programa Forças no Esporte é uma iniciativa focada no desenvolvimento integral de crianças e jovens – entre 6 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social e regularmente matriculados na rede de ensino.
No turno contrário ao da escola, eles praticam diversos esportes, como tênis, corrida, lutas e atletismo em 164 unidades militares de todo o Brasil. As ações mantêm a garotada longe dos perigos das ruas e possibilitam a descoberta de talentos.

Além das práticas esportivas, os jovens têm atendimento médico, reforço escolar e orientações sobre civismo, cidadania e desenvolvimento das habilidades profissionais. Também participam de palestras e campanhas educativas. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: