Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa

Notícias

Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa

AGRICULTURA FAMILIAR

Site já cadastrou quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país
publicado  em 13/09/2017 20h09
Fotos: Rafael Zart/MDS

Brasília – Você sabe encontrar a feira orgânica mais próxima da sua casa? Para ajudar as pessoas que estão em busca de um alimento saudável com um preço mais acessível , o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumir (Idec) aprimorou o site e o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um dos parceiros do instituto na iniciativa. 

O lançamento da nova versão do site ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo MDS e parceiros, integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

O novo site oferece melhores escolhas alimentares e encurta o caminho entre o agricultor familiar e o consumidor. São quase 650 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos cadastrados em todo o país. Todos são identificados com a ajuda da geolocalização. É possível, por exemplo, traçar rotas para chegar ao local escolhido.

“O site  ficou melhor para quem acessa do celular ou do tablet. A gente também ampliou os conteúdos. Agora temos uma aba com receitas de produtos das feiras orgânicas e também conteúdo como cartilhas, documentos e legislações sobre produtos orgânicos e alimentação saudável na nossa aba de biblioteca”, explicou a pesquisadora em alimentos do Idec, Mariana Garcia. 

A pesquisadora destaca que o site é colaborativo – quanto mais as pessoas participarem melhor e mais abrangência terá a ferramenta.

 A zootecnista Cellyneude Fernandes, 36 anos, ainda não conhecia o Mapa de Feiras Orgânicas. Ela está participando das atividades na tenda Alimentação Saudável para ajudar o filho Pedro, de 7 anos, nos trabalhos da feira de ciências da escola dele. Para Cellyneude, o aplicativo é uma ótima ideia para quem está  buscando uma alimentação mais saudável e de qualidade.

“Chegando aqui vi o quanto a gente precisa avançar na questão da alimentação saudável. Na oficina, a gente teve a possibilidade de conhecer o funcionamento do site e ver que podemos colaborar. A gente tem muita receita para compartilhar”.

Leia Também:
Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável
Oficina de hortas caseiras atrai crianças e adultos
Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares
Painel aborda estratégias de mercado para os produtos da sociobiodiversidade
MDS cadastra cooperativas de agricultores familiares para comercializar produtos para órgãos federais
Benefícios dos temperos na alimentação infantil são tema de palestra na tenda Alimentação Saudável
Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais
Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina
Oficina debate modelo de comercialização de alimentos com o apoio da comunidade
Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade é oportunidade de negócios e troca de experiências
Programa Cisternas é tema de roda de conversa

Encontro – A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, serão promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Acesse o mapa em: https://feirasorganicas.org.br// 

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: