Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Oficina Sisan: Aracaju realiza experiência em educação alimentar

Notícias

Oficina Sisan: Aracaju realiza experiência em educação alimentar

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

O encontro, que reúne representantes de governos e sociedade civil dos nove estados nordestinos, começou quinta e termina nesta sexta-feira, no Recife (PE).
publicado  em 04/09/2017 17h01

A nutricionista Tatiana Canuto apresentou na manhã desta sexta-feira (1º) a experiência em educação alimentar e nutricional que começou a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, capital de Sergipe.  A apresentação fez parte da atividade “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável”, na programação da Oficina Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional] para os estados do Nordeste. 

O encontro, que reúne representantes de governos e sociedade civil dos nove estados nordestinos, começou quinta e termina nesta sexta-feira, no Recife (PE). A nutricionista fez um relato, ilustrado com fotos, sobre a experiência desenvolvida com públicos atendidos pelos programas sociais. “Nós realizamos dinâmicas de grupo e rodas de conversa, e nessas atividades mostramos os alimentos saudáveis e os ultraprocessados”, disse. 

”Essas atividades foram realizadas pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi criada este ano no nosso município. Uma das ações foi no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência  sobre a quantidade de açúcar presente nos alimentos ultraprocessados e os riscos causados pela por esses alimentos”, revelou ela. 

“Na roda de conversa, nós procuramos usar um vocabulário bem simples, bem acessível para eles, usando, por exemplo, as cores do semáforo, para que ele pudessem compreender melhor”, disse ela.  

Esta atividade também contou com a participação de Carla Gisele Mota, coordenadora-geral substituta de Educação Alimentar e Nutricional, na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Carla apresentou um quadro com a evolução dos índices de sobrepeso e obesidade ao longos dos últimos anos no Brasil.  

A Oficina do Sisan no Nordeste é a terceira de uma série de cinco encontros regionais. Os dois primeiros ocorreram em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), envolvendo as regiões Sudeste e Sul, respectivamente.  Depois do Nordeste, acontecem oficinas em Manaus (AM), reunindo os estados do Norte, nos dias 14 e 15 de setembro; e em Campo Grande (MS), dias 28 e 29 de setembro, contemplando o Centro-Oeste. 

Entre os objetivos das oficinas estão o compartilhamento de experiências de mobilização social e de formulação de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional; a promoção e a atualização sobre temas relevantes à consolidação do sistema; a valorização de iniciativas e o estímulo de ações nos estados e municípios. 

Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pela Caisan local. 

Fonte: Ascom/Consea

registrado em: