Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares

Notícias

Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares

SEGURANÇA ALIMENTAR

Atividade ocorreu nesta quinta-feira (14) na tenda Alimentação Saudável durante o Congresso de Agroecologia 2017
publicado  em 14/09/2017 17h41
Exibir carrossel de imagens Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Na casa da dona Josefa Gomes Athaídes, 58 anos, os hábitos alimentares vêm mudando. Ela mora no acampamento Tiradentes, em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal. Ao participar na manhã desta quinta-feira (14) de uma oficina com o tema Comer Pra Quê?, a assentada foi elogiada pelo público por ter abandonado hábitos que não faziam bem para a saúde. As atividades ocorreram na tenda Alimentação Saudável, espaço organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e parceiros durante o X Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Ela contou que já excluiu o refrigerante, o açúcar e o óleo refinado da alimentação. “Mas não é fácil. Confesso que ainda não consegui tirar o doce. Tudo é uma questão de mudança de atitude e querer viver bem”, disse ela, lembrando que já foi muito influenciada pela publicidade para comer alguns produtos. “Já fui muito influenciada pelas propagandas. Estou tentando mudar e quero até tirar a televisão lá de casa, mas ainda falta convencer o meu marido”.

Na oficina, também foram discutidos temas como o comércio dos alimentos, a publicidade e o consumo consciente da água. Além disso, foram feitas dinâmicas com o público e exibidos vídeos do movimento Comer Pra Quê?, uma iniciativa das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com o apoio do MDS. 

De acordo com a coordenadora-geral de Educação Alimentar e Nutricional do ministério, Mariana Pinheiro, o encontro foi uma boa oportunidade de divulgar o tema alimentação saudável. “O encontro contou com uma grande participação de agricultores familiares. Eles trouxeram uma reflexão do que é o alimento na vida deles”.

Movimento – O Comer Pra Quê? é direcionado à juventude brasileira com objetivo de gerar consciência crítica sobre as práticas alimentares. Para aproximar os jovens do tema alimentação saudável, foi criado o site www.comerpraque.com.br com diversos conteúdos – filmes de animação, spots de rádio e vídeos protagonizados pelos participantes do movimento.  

Leia Também:
Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável
Oficina de hortas caseiras atrai crianças e adultos
Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
Painel aborda estratégias de mercado para os produtos da sociobiodiversidade
MDS cadastra cooperativas de agricultores familiares para comercializar produtos para órgãos federais
Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa
Benefícios dos temperos na alimentação infantil são tema de palestra na tenda Alimentação Saudável
Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais
Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina
Oficina debate modelo de comercialização de alimentos com o apoio da comunidade
Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade é oportunidade de negócios e troca de experiências
Programa Cisternas é tema de roda de conversa

Encontro – A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, serão promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

>Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: