Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Setembro > Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina

Notícias

Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dicas despertaram o interesse do público na tenda Alimentação Saudável
publicado  em 12/09/2017 20h38
Foto: Divulgação

Brasília – Que tal experimentar o suco amarelo, uma mistura de cenoura, laranja, gengibre e manga? O convite partiu da nutricionista Daniella Amaral, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), durante uma oficina sobre sucos funcionais promovida na tarde desta terça-feira (12) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e parceiros,  integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

A combinação entre frutas e vegetais resulta em sucos funcionais que, além de deliciosos, são muito nutritivos e de fácil digestão. Segundo Daniella, o suco amarelo é uma boa opção de lanche antes da prática de atividade física. “Esse suco dá energia para malhar. Alguns sucos, como o verde, facilitam a desintoxicação e exercem funções específicas no organismo”.

Mais duas oficinas de alimentação, sucos funcionais e Panc’s (plantas alimentícias não-convencionais) estão programadas na tenda Alimentação Saudável. As atividades serão promovidas nesta quarta-feira (13), às 11h, e na quinta (14), às 13h. A nutricionista contou que os participantes vão aprender mais sobre os benefícios de cada alimento, além de aprender receitas de beijinho de mandioca,  escondidinho feito com a entrecasca da mandioca e panqueca de ora-pro-nóbis (alimento rico em proteína e ferro) com recheio de jaca.

Com sabor refrescante, o suco amarelo feito pela nutricionista chamou a atenção da professora de Agronomia Ana Heloísa Maia, de Nova Xavantina (MT). Além de aprender como fazer, ela pediu mais receitas e dicas para Daniella.

O objetivo, contou, é levar o que aprendeu para as 100 famílias de agricultores com quem trabalha. “Gostei bastante do suco. Mas meu interesse não é apenas pessoal. O que aprendi hoje vou repassar para as famílias. Sempre estamos buscando novos conhecimento pra elas”.

Leia Também:
Público do Congresso de Agroecologia 2017 prestigia tenda Alimentação Saudável
Oficina de hortas caseiras atrai crianças e adultos
Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
Oficina Comer Pra Quê? promove discussão sobre hábitos alimentares
Painel aborda estratégias de mercado para os produtos da sociobiodiversidade
MDS cadastra cooperativas de agricultores familiares para comercializar produtos para órgãos federais
Plataforma do Idec localiza as feiras orgânicas mais próximas da sua casa
Benefícios dos temperos na alimentação infantil são tema de palestra na tenda Alimentação Saudável
Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais
Oficina debate modelo de comercialização de alimentos com o apoio da comunidade
Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade é oportunidade de negócios e troca de experiências
Programa Cisternas é tema de roda de conversa

Evento – A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, serão promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa 

registrado em: