Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Alimentação escolar é discutida em congresso promovido pelas Nações Unidas e FNDE

Notícias

Alimentação escolar é discutida em congresso promovido pelas Nações Unidas e FNDE

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Na abertura do encontro, o secretário Caio Rocha destacou a importância da agricultura familiar na merenda escolar
publicado  em 03/10/2017 19h59
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Fortalecer os programas de alimentação escolar como política estratégica para erradicar a fome em todos os países. Esse é o objetivo do Congresso Internacional de Alimentação Escolar: construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional, que começou nesta terça-feira (3) em Brasília. Na abertura do evento, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, destacou a importância da agricultura familiar na merenda escolar. 

Ele explicou que, atualmente, os agricultores familiares produzem mais de três mil produtos. “A agricultura familiar pode produzir e entregar mais alimentos de qualidade e saudáveis para a merenda escolar”. 

Rocha também falou sobre os índices de sobrepeso e obesidade. O desafio, disse ele, “é grande, uma vez que a obesidade não é apenas uma questão individual”. “O sobrepeso e a obesidade estão relacionados a toda uma cultura social de alimentação e hábitos de vida. Temos 52% da população com excesso de peso e 23% com problema de obesidade. Estamos discutindo políticas para registrar nas embalagens o excesso de sal ou de gordura, chamando a atenção para esse consumo”. 

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, afirmou que o congresso é a oportunidade para que os países conheçam “as experiências que estão dando certo”.

“A alimentação escolar não é só benéfica para as crianças. Ela gera muitos circuitos virtuosos como a questão dos agricultores familiares que fornecem para as escolas, e a geração de emprego, como é o caso das merendeiras. É um conjunto de atividades que replicam para a sociedade inteira”.

Debate – Promovido pela FAO e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Congresso Internacional de Alimentação Escolar: construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional reúne aproximadamente 300 participantes nacionais e internacionais de países da América Latina e do Caribe 

O encontro tem o objetivo de promover a articulação de diferentes profissionais das áreas de nutrição e educação para a divulgação de boas práticas e desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional nas escolas. O evento segue até quinta-feira (5).

 Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: