Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > 'A comida alimenta várias dimensões do ser humano', diz presidenta do Consea

Notícias

'A comida alimenta várias dimensões do ser humano', diz presidenta do Consea

OFICINAS

publicado  em 02/10/2017 13h31

“A comida não nutre somente o nosso corpo, ela alimenta também as nossas almas, nossas relações de contato, de diálogo, as diferentes dimensões do ser humano”.

A fala é da presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, no encerramento da etapa Centro-Oeste da Oficina Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), realizada nesta quinta e sexta-feira (29), em Campo Grande (MS).

Para Elisabetta, as Oficinas Sisan ressaltam a importância das ações de segurança alimentar e nutricional inseridas na dinâmica da assistência social e de como as ações de educação alimentar e nutricional podem fazer a diferença para grupos em situação de vulnerabilidade social.

“Diante dessa cultura de velocidade em que vivemos, é preciso buscar investir em novas formas de diálogo, de aproximação, de trazer a sociedade civil para esse processo, seja na cidade, nos quilombos, nas aldeias, nos acampamentos, nas comunidades”, disse ela. “Isso não é um trabalho, é uma obrigação nossa, como conselheiras e conselheiros da sociedade civil ou como gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”.

Para Patrícia Gentil, diretora do Departamento de Gestão da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), o Sisan depende muito da articulação entre governo e sociedade civil para ganhar força. "O Sisan precisa se consolidar nos níveis estadual e municipal, fazendo com que a interssetorialidade das políticas públicas avance", destacou.

Ciclo de oficinas

A Oficina do Sisan no Centro-Oeste foi a quarta de uma série de cinco encontros regionais. Os três primeiros ocorreram em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), envolvendo as regiões Sudeste, Sul e Nordeste. A quinta e última oficina regional será realizada em Manaus (AM), nos dias 26 e 27 de outubro, e reunirá os estados da Região Norte.

Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), com apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Nos estados anfitriões, as oficinas são apoiadas pelo Consea e pela Caisan local.

Fonte: Ascom/Consea

registrado em: