Notícias
Gestores estaduais participam de encontro das Caisans
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Brasília – Fortalecer as políticas públicas para garantir a alimentação saudável das famílias brasileiras. Este é um dos objetivos do 15º Encontro das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve início nesta segunda-feira (20) em Brasília. O evento reúne mais de 20 gestores estaduais e representantes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Entre as pautas estão a atualização das agendas para 2017 e o planejamento das atividades, além do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que atualmente conta com a adesão de 221 municípios, sendo 10 capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal.
“Vamos tratar da publicação dos planos de segurança alimentar e nutricional, e discutir cada uma das ações, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cisternas e o fomento à produção, que estamos ampliando com bastante força”, destacou a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Lilian Rahal.
O encontro, que segue até esta terça-feira (21), é um importante momento de intercâmbio e troca de experiências entre os gestores. Para a secretária executiva da Caisan no Ceará, Regina Praciano, o debate é fundamental para o processo de implementação da política e do Sisan. “Nossa expectativa é desenvolver o planejamento estratégico para fortalecer o nosso sistema. No Ceará, 32 municípios aderiram ao Sisan e estamos no nosso segundo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com grande perspectiva de fortalecer as compras institucionais e outros programas governamentais”.
Participam também do encontro membros da Caisan Nacional e Consea Nacional, Caisans estaduais, Comissão de Presidentes dos Conselhos Estaduais (CPCE) e Secretaria Executiva do Consea Nacional.
Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa