Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Junho > Simpósio em Roraima aproxima agricultores e órgãos públicos

Notícias

Simpósio em Roraima aproxima agricultores e órgãos públicos

COMPRA INSTITUCIONAL

Mercado de compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos da União tem potencial para alcançar R$ 10 milhões no Estado
publicado  em 23/06/2017 16h04

Mucajaí (RR) – Agricultores familiares e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais se reuniram nesta sexta-feira (23) em Mucajaí (RR) para conhecer a modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Durante o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar em Roraima, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, destacou a potencialidade do Estado. Segundo ele, o mercado de compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos da União tem potencial para alcançar R$ 10 milhões somente em Roraima.

“Roraima tem um grande potencial, mas ainda não tem a metodologia para que os agricultores familiares possam vender os produtos. Estamos reunidos aqui com as entidades da agricultura familiar, municípios e com as entidades compradoras para mostrar esse potencial ainda não está explorado”, avaliou. A legislação determina que órgãos da administração pública federal comprem – com recursos próprios –, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios da agricultura familiar.

A CooperHorta é uma das 23 cooperativas que participaram do simpósio. A organização reúne 610 agricultores familiares que produzem hortaliças e frutas. Atualmente, tem contratos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e com a prefeitura de Boa Vista.

De acordo com a representante comercial da cooperativa, Alana Maria Carioca, eles estão ansiosos para começar os contratos na Compra Institucional do PAA. “Temos produtores que não conseguem atingir a capacidade máxima de produção porque não tem para quem vender. Com a inclusão do PAA, a capacidade produtiva deles vai aumentar.”

O Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar em Roraima foi promovido pelo MDS em parceria com a prefeitura de Mucajaí, Ministério da Defesa e Ministério da Educação. No evento, técnicos e servidores das áreas de compras receberam orientações sobre a preparação das chamadas públicas para o atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: