Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Dezembro > Encontro em Campo Grande (MS) aproxima agricultores e gestores dos órgãos públicos

Notícias

Encontro em Campo Grande (MS) aproxima agricultores e gestores dos órgãos públicos

PAA

Um dos objetivos foi aperfeiçoar o processo das compras de produtos da agricultura familiar via modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
publicado  em 07/12/2017 19h01
Foto: Divulgação

Brasília – Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Comando Militar do Oeste participaram nesta quinta-feira (7), em Campo Grande (MS), de um encontro para aperfeiçoar o processo das compras de produtos da agricultura familiar via modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela pasta.

Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos, o encontro serviu para aproximar os agricultores e cooperativas dos gestores das áreas de compras dos órgãos públicos. “Queremos que os pequenos agricultores acessem o mercado da sua região, conheçam qual é a demanda de um órgão federal e que esse órgão também conheça qual a oferta local”.

 Além disso, explicou ela, o evento foi uma oportunidade para orientar os gestores sobre os editais de chamadas públicas para o Programa Forças no Esporte (Profesp) 2018 e o atendimento dos 30% estabelecido pelo decreto 8473/2015.

 Nos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, nove organizações militares atendem quase mil crianças e adolescente do Profesp. A alimentação do programa é garantida com recursos do MDS. Os produtos são comprados exclusivamente da agricultura familiar.

 O evento reuniu representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, além das cooperativas de agricultores familiares, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Saiba mais

Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor familiar poderá vender até o limite de R$ 20 mil, por ano, para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações, o limite é de R$ 6 milhões por ano, por órgão comprador.

A legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar. Para saber mais sobre as chamadas públicas abertas em todo o país é só acessar o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br 

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: