Você está aqui: Página Inicial > Educação Alimentar e Nutricional
Página Principal
  • Educação Alimentar
    • Prevenção e Controle da Obesidade


Educação Alimentar e Nutricional

Prevenção e Controle da Obesidade

Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade

O sobrepeso e a obesidade têm aumentado de forma alarmante no Brasil. Esse fenômeno afeta todas as regiões do país e todos os gêneros, sendo mais grave entre a população de menor renda e de baixa escolaridade. É um problema nacional que se expressa em redução da qualidade de vida, maior carga de doenças, dificuldades para o cotidiano de quem é afetado diretamente, para seus familiares e para a sociedade de maneira geral.

Enfrentar essa situação exige atuação conjunta dos diferentes níveis de governo, por meio de ações intersetoriais e participação social, para promover a alimentação adequada e saudável e atividade física no ambiente que vivemos.

Neste contexto foi instituído, no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), um comitê intersetorial para discutir ações de Prevenção e Controle da Obesidade. Além dos ministérios da Câmara, fazem parte do Comitê, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde.

Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: recomendações para estados e municípios é uma das ações resultantes do esforço articulado e intersetorial deste Comitê e reúne diversas ações do governo federal que contribuem para a redução da obesidade no país. A Estratégia tem por objetivo prevenir e controlar a obesidade na população brasileira, por meio de ações intersetoriais, promovendo a alimentação adequada e saudável e a prática de atividade física no ambiente que vivemos por meio de grande eixos de atuação: i. Disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis; ii. Ações de Educação, comunicação e informação; iii. Promoção de modos de vida saudáveis em ambientes específicos; iv. Vigilância Alimentar e Nutricional; v. Atenção integral à saúde do indivíduo com sobrepeso/obesidade na rede de saúde; e vi. Regulação e controle da qualidade e inocuidade de alimentos.

Acompanhe o trabalho do Comitê Técnico de Prevenção e Controle da Obesidade: