Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Segurança Alimentar > Acesso à Água > Cisternas nas Escolas

Cisternas nas Escolas

Cisternas nas Escolas é uma ação que tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldades de acesso à água.

A tecnologia social implementada neste caso é a Cisterna de placas de cimento com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, com captação da água da chuva a partir do telhado da escola. A água captada supre as necessidades da escola - beber e cozinhar - durante até 8 meses.

Assim como nas outras tecnologias sociais instituídas pelo Programa, a participação da comunidade é essencial para sucesso da ação. Dessa forma, são realizadas formações dos professores e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada. Além da implementação da tecnologia e da realização dos processos de formação, são realizadas, caso necessário, melhorias das estruturas de captação e distribuição da água junto a unidade escolar.