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PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE O PORTAL PROGREDIR


FORTALEÇA SEU NEGÓCIO

EMPREGO

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 



SOBRE O PROGREDIR
 

O que é o Progredir e o que ele oferece?

O Progredir é um conjunto de ações do governo federal para auxiliar as pessoas inscritas no Cadastro Único, preferencialmente aquelas com perfil de até ½ salário mínimo, na busca de oportunidades de emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, como os cursos do Pronatec, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho. Essas ofertas estão distribuídas em três eixos, são eles:

  • Empreendedorismo;
  • Qualificação profissional; e
  • Intermediação de mão de obra.

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Qual é o público-alvo do Progredir/quem pode participar?

Podem participar do Progredir somente pessoas inscritas no Cadastro Único, bem como aquelas que recebem o Bolsa Família.

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Não estou no Cadastro Único, mas quero participar do Progredir. O que devo fazer?

Somente pessoas inscritas no Cadastro Único podem participar do Progredir. Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

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O que devo fazer para participar do Progredir?

Para participar do Progredir, você precisa estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir www.mds.gov.br/progredir e se cadastrar. Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir.

Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

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Como faço meu cadastro no Portal Progredir? /Estou com dificuldade em fazer o cadastro no Progredir, o que devo fazer?

Somente as pessoas inscritas no Cadastro Único, podem se cadastrar no Progredir.

Para fazer o cadastro no Progredir, é necessário ter um e-mail pessoal. Você deve acessar o site do Progredir na internet, por meio do endereço eletrônico www.mds.gov.br/progredir/, clicar em “CADASTRE-SE” e informar seu CPF e estado. Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, você receberá em seu e-mail/ no e-mail informado um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir. Ao preencher seu cadastro, lembre-se de que os itens marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir. Se você não estiver no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município. Para fazer parte do Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

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Não recebi o e-mail de ativação do meu cadastro do site Progredir, o que devo fazer?

Pedimos, por gentileza, que aguarde no mínimo 24 horas (um dia) para que o e-mail de ativação do cadastro do Portal Progredir apareça em seu e-mail. Lembre-se de verificar sua caixa de Spam ou o lixo eletrônico do seu e-mail pessoal. Quando encontrar o e-mail, não esqueça de clicar em “Ativar Cadastro”.

Se ao clicar em “Ativar Cadastro” houver qualquer erro na página, solicitamos que tente novamente no dia seguinte. Se o erro continuar, pedimos que, se possível, nos envie um e-mail detalhando o erro encontrado por meio do Formulário Eletrônico no Fale com o MDS (http://mds.gov.br/fale-com-o-mds).

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Quero cancelar meu cadastro no Progredir, como faço?

Se você deseja cancelar seu cadastro no Progredir, basta acessar o site www.mds.gov.br/progredir/, entrar com seu CPF e sua senha, clicar no item “Editar Perfil”, ao lado esquerdo da tela e descer até o final da página. Bem ao final da página, você deve clicar na seguinte mensagem: “Caso queira se desligar do programa PROGREDIR, clique aqui para cancelar sua inscrição”. Confirme com “OK” nas janelas que aparecerem e seu cancelamento será concluído com sucesso. Após o cancelamento, para acessar novamente as funcionalidades do site Progredir, você deverá efetuar um novo cadastro.

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 Eu não tenho CPF. O que fazer?

Se você não tiver CPF, o documento pode ser adquirido em bancos credenciados – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – nas agências dos Correios, nas entidades públicas que atendem ao cidadão ou no site da Receita Federal, em www.receita.federal.gov.br.

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Existe alguma legislação que contemple o Progredir?

Sim. O Progredir está regulamentado pelo Decreto nº 9.160 de 26 de setembro de 2017.

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Se eu participar do Progredir e minha renda aumentar, eu perco o benefício do Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente. 

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Se eu participar do Progredir vou perder o Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

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Se eu conseguir uma vaga de emprego vou perder o Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

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Se eu fizer um curso técnico/profissionalizante eu vou perder o BF?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família.

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Quem são os responsáveis pelo Progredir?

O Progredir é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva (SISP) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além disso, o Plano conta com parcerias públicas e privadas e com uma Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social para promover a inclusão produtiva do público do Cadastro Único.

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SOBRE O PORTAL PROGREDIR

O que é o site/Portal Progredir e quais serviços posso encontrar nele?

O Portal Progredir é um site do governo federal para que as pessoas inscritas no Cadastro Único acessem o Progredir. O Portal Progredir oferece:

  • Cursos profissionalizantes a distância, como os cursos do Pronatec;
  • Possibilidade de acesso ao microcrédito (empréstimos) por meio de ofertas dos bancos cadastrados;
  • Criação de currículo profissional para impressão; e
  • Acesso a vagas de emprego na sua região para o seu perfil profissional.

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Quem pode acessar o Portal Progredir?

O Portal Progredir é aberto ao público em geral, mas somente as pessoas inscritas no Cadastro Único podem se cadastrar e utilizar os serviços oferecidos. São eles:

  • Elaboração de currículo;
  • Vagas de emprego;
  • Cursos a distância etc.

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Como posso acessar as ofertas do Portal Progredir?

Para acessar as ofertas de serviços do Portal Progredir, é necessário fazer um cadastro no site www.mds.gov.br/progredir/. Esse site é exclusivo para o público do Progredir, ou seja, somente as pessoas inscritas no Cadastro Único podem acessá-lo.

Para fazer o cadastro no Progredir, é necessário ter um e-mail pessoal. Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, você receberá um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir. Quando já tiver ativado seu cadastro por meio do link informado no e-mail de confirmação, você poderá entrar com seu CPF e sua senha e começar a acessar as ofertas do Progredir.

Você será direcionado a uma página que contém uma lista, do lado esquerdo, por meio do qual você encontrará  informações de cada eixo: emprego, qualificação e empreendedorismo.

TELAS DO SITE PROGREDIR – MENU OFERTAS

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Qual a idade mínima para fazer meu cadastro no Progredir?

Para se cadastrar no Progredir não há uma idade mínima, mas cada serviço ou ação do Plano Progredir pode exigir uma idade mínima.

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Dúvidas sobre SISTEMA – Portal Progredir

Meu CPF não é reconhecido pelo sistema no Portal Progredir, o que devo fazer? / Aparece uma mensagem de “erro” após o cadastro no Portal Progredir, o que devo fazer? / Estou tentando me cadastrar, mas dá erro. O que devo fazer?

Se você se cadastrou ou atualizou seus dados no Cadastro Único recentemente, deve esperar em torno de um mês, a partir da data de atualização, para se cadastrar no Portal Progredir.

Outro ponto importante é que as informações inseridas no Portal Progredir devem ser exatamente iguais às informações que constam no Cadastro Único. O seu nome, o nome da mãe, idade, CPF, todos os dados devem ser iguais.

Verifique ainda no CRAS se o seu número de CPF está registrado na base do Cadastro Único. Muitas vezes o responsável familiar, ao cadastrar a família, leva somente a certidão de nascimento ou a Identidade para realizar o registro no Cadastro único. Se o erro continuar, pedimos que, se possível, nos envie um e-mail detalhando o erro encontrado incluindo seu nome completo e CPF. Envie por meio do Formulário Eletrônico no Fale com o MDS (http://mds.gov.br/fale-com-o-mds).

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Quero entrar na página de empreendedorismo/qualificação profissional/ inclusão financeira e não consigo, por quê?

Você conseguiu fazer o cadastro no Portal Progredir?

se a resposta for

SIM

se a resposta for

NÃO

Operador: Por favor, informe seu nome completo, CPF, número do NIS e telefone ou e-mail. O seu caso será analisado pela área técnica da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do MDS.

 

Procedimento Operador: Consulte os dados do demandante no Cadastro Único. Se as informações estiverem corretas (demandante inscrito e Cadastro atualizado). Se sim, registre a informação como INE e informe ao demandante que a situação será encaminhada para a área técnica da Sisp.

Operador: Para acessar as páginas do site do Progredir, você precisa, primeiro, fazer o seu cadastro. 

Lembre-se de que somente as pessoas inscritas no Cadastro Único, ou que recebem o Bolsa Família, podem se cadastrar no Progredir.

Para fazer o seu cadastro, é necessário ter um e-mail pessoal. Você deve acessar o site do Progredir na internet, por meio do endereço eletrônico www.mds.gov.br/progredir, clicar em “CADASTRE-SE” e informar seu CPF e estado. Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, você receberá um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir.

Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir.

Não estou conseguindo gerar uma nova senha no site do Progredir, o que devo fazer?

Você já tentou recuperar sua senha no site do Progredir?

se a resposta for

SIM

se a resposta for

NÃO

Operador: Por favor, informe seu nome completo, CPF, número do NIS e telefone ou e-mail. O seu caso será analisado pela área técnica da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do MDS.

 

Procedimento Operador: Consulte os dados do demandante no Cadastro Único. Se as informações estiverem corretas (demandante inscrito e Cadastro atualizado). Se sim, registre a informação como INE e informe ao demandante que a situação será encaminhada para a área técnica da Sisp.

Operador: Você deve acessar o site do Progredir e inserir seu CPF e Estado. Em seguida, na tela que pedir a senha, você deve clicar no link azul: Esqueceu sua senha? Recupere sua senha aqui.

 

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EMPREGO

Eu quero trabalhar/ Quero um emprego. Como o Progredir pode me ajudar?

Para isso, você precisa se cadastrar no site do Progredir, no endereço www.mds.gov.br/progredir/. Para fazer o cadastro, é necessário ter um e-mail pessoal.

Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, receberá um login e uma senha em seu e-mail para acessar o site com todas as ofertas do Progredir. Depois que se cadastrar, crie seu currículo. No site você poderá, em breve, buscar vagas de emprego na sua região de acordo com o seu perfil profissional preenchido no currículo.

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Já estou empregado. Posso me cadastrar no Progredir?

Sim, você pode acessar o site do Progredir, no endereço www.mds.gov.br/progredir/ para, por exemplo, criar um currículo, verificar o interesse de novas oportunidades de emprego na sua região ou se qualificar nos cursos oferecidos.

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Há pré-requisito de escolaridade para me cadastrar?

Não. Pessoas sem escolaridade ou de qualquer escolaridade podem se cadastrar no Progredir.

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Como posso atualizar as informações do meu currículo?

Para atualizar o currículo, basta acessar o site do Progredir no endereço www.mds.gov.br/progredir/, inserir seu CPF e senha e selecionar o campo Emprego. Em seguida, clique em Meu Currículo. Na parte superior da tela clique em “Alterar Informações”.

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Em quanto tempo devo atualizar meu currículo na plataforma digital do Progredir?

Os currículos dos trabalhadores ficam disponíveis por tempo indeterminado no sistema. Mas os dados devem ser atualizados a cada 60 dias. Com um simples acesso, o trabalhador atualiza o cadastro feito.  Caso não tenha nenhum dado a atualizar, basta clicar no botão Salvar, para validar os dados.

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O que acontece se eu ficar mais de 60 dias sem acessar o site do Progredir?

Se você não atualizar o seu cadastro em até 60 dias após o último acesso, seu cadastro ficará inativo.

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Como é feita a seleção de vagas para o trabalhador?

O próprio sistema do Progredir buscará as oportunidades de emprego compatíveis com o perfil (preenchido pelo candidato no sistema) e a região do trabalhador. Além de receber um currículo digital, o trabalhador poderá imprimi-lo.

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Como vou saber se meu currículo foi escolhido? Como serei informado?

No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de articulação com empresas de todo o Brasil. Em breve, todas as informações sobre as vagas de emprego e o contato com as empresas estarão disponíveis no site do Progredir.

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Não consegui enviar o meu currículo. O que pode ter acontecido?

No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de articulação com empresas de todo o Brasil. Em breve, todas as informações sobre as vagas de emprego e o contato com as empresas estarão disponíveis no site do Progredir.

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Como é feito o encaminhamento do meu currículo às empresas?

No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de articulação com empresas de todo o Brasil. Em breve, todas as informações sobre as vagas de emprego e o contato com as empresas estarão disponíveis no site do Progredir.

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Por quanto tempo as vagas disponibilizadas pelas empresas ficam disponíveis no site do Progredir?

No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de articulação com empresas de todo o Brasil. Em breve, todas as informações sobre as vagas de emprego e o contato com as empresas estarão disponíveis no site do Progredir.

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Por que ainda não há vagas disponíveis no site Progredir?

No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de articulação com empresas de todo o Brasil. Em breve, todas as informações sobre as vagas de emprego e o contato com as empresas estarão disponíveis no site do Progredir.

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FORTALEÇA SEU NEGÓCIO

Quem pode participar das ações do Progredir voltadas ao empreendedorismo?

Todas as pessoas inscritas no Cadastro Único que já possuem um negócio ou pretendem começar um negócio podem participar das ações de empreendedorismo e microcrédito do Progredir. Não é obrigatório ser um Microempreendedor (MEI) participar das ações do Progredir voltadas ao empreendedorismo.

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Como posso registrar meu empreendimento e me tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?

Registrar o seu empreendimento significa formalizar o seu negócio. A formalização dá vida à empresa, ou seja, é o registro empresarial para regularização da situação da pessoa que exerce atividade econômica frente aos órgãos do Governo.

Para registrar seu negócio e se tornar um microempreendedor individual formalizado o(a) Senhor(a) deve acessar o Portal do Empreendedor no endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br

As orientações sobre registro estão na Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008.

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O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?

Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha ou quer trabalhar por conta própria e decide formalizar seu negócio como uma empresa, para ter acesso a CNPJ, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e outros direitos. Para ser um MEI, é preciso faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Para saber mais sobre os MEIs, acesse o site “Portal do Empreendedor”, no endereço  www.portaldoempreendedor.gov.br.

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Onde eu encontro o número/inscrição do MEI?

Para adquirir a inscrição/número do MEI é necessário acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e solicitar a formalização do empreendimento. Após a formalização você irá obter o número, que é o CNPJ.

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Estou interessado em empreender e fortalecer meu próprio negócio. Como o Progredir pode me ajudar?

O Progredir oferece um site na internet para que as pessoas inscritas no Cadastro Único encontrem oportunidades de acesso ao microcrédito. Ao se cadastrar no site, o usuário preenche um questionário de demonstração de interesse em acessar o microcrédito.

A partir desse momento, o usuário deverá participar de um curso de educação financeira, que o ajudará a administrar melhor o seu negócio. Somente após a conclusão do curso ele poderá ser contatado por um agente de crédito de um dos bancos parceiros, que irá apresentar uma proposta de empréstimo, conforme o seu perfil.   

Acesse o site www.mds.gov.br/progredir e faça o seu cadastro.

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O que é inclusão financeira?

As ações do Progredir voltadas para os empreendedores inscritos no Cadastro Único são divididas em inclusão financeira e assistência técnica. A inclusão financeira é a oferta de cursos de educação financeira a distância para auxiliar o usuário a administrar melhor o seu negócio e a posterior possibilidade de acesso ao microcrédito conforme os critérios estabelecidos pelos bancos parceiros.

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O que é Assistência Técnica?

As ações do Progredir voltadas para os microempreendedores (pessoas que possuem o próprio negócio), formais e informais, inscritos no Cadastro Único, são divididas em inclusão financeira e assistência técnica.

A assistência técnica consiste em um acompanhamento especializado voltado ao aperfeiçoamento técnico do microempreendedor, formal e informal, e ao sucesso de seu negócio. As ações vão desde a realização de visitas locais, à casa da pessoa, até encaminhamentos para cursos, orientações técnicas e consultorias.

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O que é Microcrédito?

O microcrédito é um empréstimo, em dinheiro, oferecido ao microempreendedor (pessoa que possui seu próprio negócio), formal e informal, de baixa renda, de forma rápida, sem burocracia, para melhorar, ampliar ou iniciar um negócio, em condições especiais de prazo e com juros baixos, de acordo com a política de negócio de cada entidade habilitada a operar o microcrédito no âmbito do Plano Progredir.

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Como faço para pegar o empréstimo/microcrédito? 

Para participar do Progredir, o(a) Senhor(a) precisa estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir www.mds.gov.br/progredir/ e se cadastrar.

Caso o(a) Senhor(a) esteja inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que estiver fazendo o seu cadastro no site do Progredir.

Depois de se cadastrar no site, clique em “Empreendedorismo”. No item “Fortaleça seu negócio”, o(a) Senhor(a) deve responder a um questionário. Essa é a primeira etapa para o acesso às ofertas de microcrédito das entidades parceiras.
O próximo passo é fazer um curso de educação financeira. Esta etapa é obrigatória e está disponível na mesma ferramenta do questionário.

Após realizar o curso de educação financeira, o(a) Senhor(a) irá autorizar que as informações dadas no questionário estejam disponíveis para que as entidades parceiras do Progredir analisem o perfil do seu negócio. É uma decisão da entidade financeira emprestar ou não qualquer valor.

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Qual o valor do microcrédito/ empréstimo? É de até R$15.000?

O valor do empréstimo/microcrédito depende da entidade parceira do Progredir habilitada a operar o microcrédito. Cada caso será analisado individualmente pela entidade que fornece o empréstimo/microcrédito.

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Qual o valor dos juros?

As taxas de juros do empréstimo/microcrédito, bem como o valor a ser emprestado, dependem da avaliação da entidade parceira do Progredir habilitada a operar o microcrédito e do valor concedido. Cada entidade tem sua política de negociação.

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Os bancos podem me oferecer valores diferentes de empréstimo?

Sim. O valor de cada empréstimo a ser oferecido ao cidadão dependerá da avaliação da entidade parceira do Progredir habilitada a operar o microcrédito.

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Meu CPF está negativado/com restrição, posso pegar microcrédito/ empréstimo?

Quando o CPF está negativado/com restrição, o acesso ao microcrédito/empréstimo dependerá da política de cada entidade parceira do Progredir.

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Quais são os bancos parceiros?

O Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de identificação e formalização de adesões com as entidades bancárias que possam operar o microcrédito no âmbito do Progredir. Após essa etapa, as entidades que aderirem ao Plano Progredir realizarão as ações de análise dos possíveis tomadores desse tipo de microcrédito, e assim, terão mais informações sobre os empréstimos, valores, juros, prazos etc. Em breve novas informações serão divulgadas no Portal Progredir (www.mds.gov.br/progredir).

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Os bancos ainda não possuem nenhuma informação sobre o Microcrédito do Plano Progredir, por que?

O Ministério do Desenvolvimento Social está em processo de identificação e formalização de adesões com as entidades bancárias que possam operar o microcrédito no âmbito do Progredir. Após essa etapa, os bancos que aderirem ao Plano Progredir realizarão as ações de análise dos possíveis tomadores de crédito, e assim, terão mais informações sobre os empréstimos, valores, juros, prazos etc. Em breve novas informações serão divulgadas no Portal Progredir (www.mds.gov.br/progredir).

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Quem pode acessar o microcrédito?

O microcrédito, no âmbito do Progredir, é voltado para pessoas cadastradas no Portal Progredir e que já possuem ou querem ter seu próprio negócio. Para quem já possui seu próprio negócio, a renda ou a receita desse negócio tem que ser de zero até 200 mil reais por ano.

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O curso de educação financeira é obrigatório para acessar as ofertas de microcrédito produtivo orientado?

O curso de educação financeira é obrigatório para acessar as condições de microcrédito das entidades parceiras no âmbito do Progredir.

O curso deve ser feito depois que o(a) Senhor(a) responder ao questionário disponível no item “Empreendedorismo”, na ferramenta “Fortaleça seu negócio”, no Portal Progredir. Após realizar o curso de educação financeira, o (a) Senhor(a) irá autorizar que as informações dadas no questionário estejam disponíveis para que as entidades parceiras do Progredir analisem o perfil do seu negócio. É uma decisão da entidade financeira emprestar ou não qualquer valor.


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QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

*relacionada à FAQ de Pronatec Oferta Voluntária





O que é o Pronatec Oferta Voluntária?

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do MEC - Ministério da Educação, que disponibiliza vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e também cursos técnicos de nível médio (para aqueles alunos que já concluíram o ensino médio), sem transferência de recursos financeiros aos institutos ofertantes por parte do MEC (por isso é voluntária). A qualificação profissional, como os cursos do Pronatec, faz parte de uma das estratégias do Plano Progredir.

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Quero fazer um curso do Pronatec Oferta Voluntária. O que tenho que fazer?

Entre os dias 22 de janeiro e 16 de março estão abertas novamente as inscrições para a realização da pré-matrícula para os cursos a distância do Pronatec.

Para fazer a pré-matrícula, procure a Secretaria municipal de Assistência Social e fale com o interlocutor municipal do Pronatec. Ele efetuará sua pré-matrícula. Após a inscrição, o interlocutor te entregará a “Carta de encaminhamento”, um documento que contém informações completas sobre como você poderá fazer a matrícula, número de Protocolo, em qual site, prazos etc.

A matrícula (confirmação do curso escolhido) deverá ser feita pelo próprio aluno, pela internet, entre os dias 26 de março e 14 de abril de 2018.

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Posso fazer minha inscrição online (pela internet)?

Sim, você pode fazer sua própria inscrição pela internet. A inscrição pode ser feita pelo site do Plano Progredir www.mds.gov.br/progredir. Faça o cadastro nesse site, em seguida clique em “Qualificação”. Para se cadastrar no site do Progredir e se e acessar os cursos do Pronatec, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único.

Lembre-se, após a realização da pré-matrícula no site do Progredir, o próprio candidato deverá fazer a matrícula pela internet entre os dias 26 de março e 14 de abril de 2018 para a confirmação do curso escolhido. As informações completas sobre como fazer a matrícula, em qual site, número de Protocolo, os prazos etc. estão na “Carta de Encaminhamento”, que será encaminhada ao e-mail cadastrado.

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Quais as modalidades/tipos de cursos a distância que estão disponíveis na internet?

Os cursos do Pronatec disponíveis na internet são os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de curta duração: 3 a 5 meses. Podem fazer esses cursos pessoas que tenham no mínimo o ensino fundamental incompleto.

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Até quando posso fazer a inscrição/pré-matrícula na Secretaria de Assistência Social?

De 22 de janeiro a 16 de março de 2018. Procure o interlocutor municipal do Pronatec no seu município ou faça sua pré-matrícula pela internet. Lembre-se que, no período de 26 de março a 14 de abril de 2018, o próprio aluno tem que fazer a matrícula para a confirmação do curso escolhido.

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Até quando posso fazer a inscrição/pré-matrícula pela internet?

Até 16 de março pelo site do Plano Progredir www.mds.gov.br/progredir. Faça o cadastro e em seguida clique em Qualificação. Para se cadastrar no site, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único.

Lembre-se que, no período de 26 de março a 14 de abril de 2018, o próprio aluno tem que fazer a matrícula para a confirmação do curso escolhido.

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O que é a Carta de Encaminhamento?

A Carta de Encaminhamento é o documento gerado após a conclusão da inscrição/pré-matrícula do aluno no curso do Pronatec. Esse documento contém informações sobre a data para a confirmação da matrícula, qual o site, número de protocolo, prazos etc. Essa Carta será encaminhada para o e-mail cadastrado.

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Quais os cursos disponíveis no meu município?

No momento, só estão disponíveis cursos a distância, ou seja, cursos oferecidos pela internet. Para saber os cursos disponíveis, procure a assistência social do seu município ou acesse o site do Plano Progredir: www.mds.gov.br/progredir. Faça o cadastro no site, em seguida clique em Qualificação. Lembre-se: para se cadastrar no site do Progredir o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único.

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 O site “www.mds.gov.br/progredir” para inscrição da pré-matrícula ou matrícula está com problemas. O que faço?

Caso o site do Progredir esteja com problemas, entre em contato pelo e-mail inclusaoprodutiva@mds.gov.br detalhando o problema ou erro encontrado, informando o CPF e nome completo.

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Não haverá curso presencial do Pronatec?

Apenas em alguns poucos municípios haverá cursos presenciais do Pronatec. Para saber se há cursos presenciais em seu município, entre em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município ou com a Secretaria de Assistência Social.

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Após a realização da matrícula, quando começam os cursos do Pronatec online (a distância)?

Depois de realizadas a inscrição/pré-matrícula e a matrícula, os cursos já podem ser feitos na internet a partir do dia 26 de março, até o dia 24 de agosto.

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Estou interessado em estudar e me qualificar. Como o Progredir pode me ajudar?

As pessoas inscritas no Cadastro Único podem acessar e se cadastrar no Portal Progredir www.mds.gov.br/progredir para participar de cursos a distância gratuitos sobre inclusão digital, tecnologia e inovação, educação financeira e cursos do Pronatec a distância.

Para fazer o cadastro, é necessário ter um e-mail pessoal. Preencha os dados solicitados. Para acesso aos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, clique em Qualificação.

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Quem pode acessar os cursos de qualificação profissional do Pronatec?

Pessoas maiores de 15 anos inscritas no Cadastro Único e quem recebe o Bolsa Família.

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Existe escolaridade mínima para se inscrever nos cursos?

Podem fazer esses cursos pessoas que tenham no mínimo o ensino fundamental incompleto.

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Qual o tempo de duração dos cursos de qualificação profissional do Pronatec?

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são a distância, realizados pela internet. Cada curso tem sua própria carga horária, mas todos são de curta duração e devem ser feitos, em média, em até quatro meses.

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Quem emite os certificados dos cursos? Pagarei alguma taxa?

Os certificados são emitidos pelas instituições que oferecem os cursos. A emissão dos certificados é obrigatória e gratuita. Não é permitida a cobrança de nenhum valor.

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Fiz a pré-matrícula/inscrição no Pronatec, mas não recebi o número do Protocolo, o que devo fazer?

Após a realização da pré-matrícula, o número do protocolo pode demorar alguns dias para chegar ao e-mail cadastrado. O número do Protocolo está na Carta de Encaminhamento. No e-mail cadastrado, o candidato receberá a Carta de Encaminhamento, direto do sistema Sistec, com as informações necessárias, como número do protocolo e data para validar a matrícula. 


Lembre-se de que o sistema só estará aberto para validação da matrícula e início do curso a partir da data que constar na Carta de Encaminhamento. Antes dessa data, o sistema não funcionará. A pré-matrícula NÃO garante a matrícula no curso. Para mais informações e no caso de não receber a Carta de Encaminhamento, entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 – 61 61 61.

MODELO DA CARTA DE ENCAMINHAMENTO – PRONATEC OFERTA VOLUNTÁRIA

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Não recebi a carta de encaminhamento. O que devo fazer? (PRONATEC PROTOCOLO PRÉ-MATRÍCULA/ ERRO NO PROTOCOLO (INVÁLIDO)/ LINK/ PLATAFORMA PRONATEC)

No e-mail cadastrado, o candidato receberá a Carta de Encaminhamento, direto do sistema Sistec, com as informações necessárias, como número do protocolo e data para validar a matrícula. Lembre-se de que o sistema só estará aberto para validação da matrícula e início do curso a partir da data que constar na Carta de Encaminhamento. Antes dessa data, o sistema não funcionará. A pré-matrícula NÃO garante a matrícula no curso. Para mais informações e no caso de não receber a Carta de Encaminhamento, entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 – 61 61 61.

MODELO DA CARTA DE ENCAMINHAMENTO – PRONATEC OFERTA VOLUNTÁRIA

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Posso fazer um curso do Pronatec em alguma unidade mais próxima de minha residência?

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec Oferta Voluntária são a distância, ou seja, você pode acessar os cursos de qualquer computador que tenha internet.

O endereço que aparece na carta de encaminhamento é somente a localização física da instituição que oferece o curso a distância. Você pode fazer o curso a distância de qualquer lugar.

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Fiz minha inscrição em um curso do Pronatec, mas quero trocar de curso, o que devo fazer?

Não é possível trocar de curso.

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Quero fazer um curso presencial do Pronatec, é possível?

No Pronatec Oferta Voluntária só há vagas para cursos técnicos presenciais em alguns poucos municípios brasileiros. Procure a secretaria de educação ou de assistência social do seu município para mais informações.

Para todos os outros municípios do país, só existem vagas de cursos do Pronatec Oferta Voluntária a distância.

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Tenho dúvidas sobre o Sistec. Com quem devo entrar em contato?

Para esclarecer qualquer dúvida sobre o Sistec, entre em contato com o Ministério da Educação no 0800 616161 .

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Há limite de cursos por pessoa?

O candidato só pode se inscrever em um curso por vez. Somente após a finalização do curso e o recebimento do certificado é que ele conseguirá se inscrever em um novo curso.

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Há repasse de recursos financeiros do Ministério da Educação (MEC) às instituições ofertantes?

Não, pois são todas ofertas voluntárias. As instituições oferecem os cursos voluntariamente, sem custos.

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Há repasses de recursos ao candidato, para transporte, alimentação e material durante o curso?

Não, o candidato não receberá nenhum auxílio financeiro. Lembre-se de que os cursos do Pronatec Oferta Voluntária são a distância, ou seja, realizados em qualquer computador, pela internet.

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