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PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE O PORTAL PROGREDIR


MICROCRÉDITO PRODUTIVO - FORTALEÇA SEU NEGÓCIO


EMPREGO – CURRÍCULO


QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 



SOBRE O PROGREDIR
 

O que é o Progredir e o que ele oferece?

O Progredir é um conjunto de ações do governo federal para auxiliar as pessoas inscritas no Cadastro Único, preferencialmente aquelas com perfil de até ½ salário mínimo, na busca de oportunidades de emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, como os cursos do Pronatec, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho. Essas ofertas estão distribuídas em três eixos, são eles:

  • Empreendedorismo;
  • Qualificação profissional; e
  • Intermediação de mão de obra.

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Qual é o público-alvo do Progredir/quem pode participar?

Podem participar do Progredir somente pessoas inscritas no Cadastro Único, bem como aquelas que recebem o Bolsa Família.

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Não estou no Cadastro Único, mas quero participar do Progredir. O que devo fazer?

Somente pessoas inscritas no Cadastro Único podem participar do Progredir. Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

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O que devo fazer para participar do Progredir?

Para participar do Progredir, você precisa estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir www.mds.gov.br/progredir e se cadastrar. Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir.

Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

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Como faço meu cadastro no Portal Progredir? /Estou com dificuldade em fazer o cadastro no Progredir, o que devo fazer?

Somente as pessoas inscritas no Cadastro Único, podem se cadastrar no Progredir.

Para fazer o cadastro no Progredir, é necessário ter um e-mail pessoal. Você deve acessar o site do Progredir na internet, por meio do endereço eletrônico www.mds.gov.br/progredir/, clicar em “CADASTRE-SE” e informar seu CPF e estado. Você também terá de preencher outros dados básicos, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, você receberá em seu e-mail/ no e-mail informado um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir. Ao preencher seu cadastro, lembre-se de que os itens marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

Se você está inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado pelo sistema no momento em que você estiver fazendo o seu cadastro no site Progredir. Se você não estiver no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em seu município, ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município. Para fazer parte do Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

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Não recebi o e-mail de ativação do meu cadastro do site Progredir, o que devo fazer?

Pedimos, por gentileza, que aguarde no mínimo 24 horas (um dia) para que o e-mail de ativação do cadastro do Portal Progredir apareça em seu e-mail. Lembre-se de verificar sua caixa de Spam ou o lixo eletrônico do seu e-mail pessoal. Quando encontrar o e-mail, não esqueça de clicar em “Ativar Cadastro”.

Se ao clicar em “Ativar Cadastro” houver qualquer erro na página, solicitamos que tente novamente no dia seguinte. Se o erro continuar, pedimos que, se possível, nos envie um e-mail detalhando o erro encontrado por meio do Formulário Eletrônico no Fale com o MDS (http://mds.gov.br/fale-com-o-mds).

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Quero cancelar meu cadastro no Progredir, como faço?

Se você deseja cancelar seu cadastro no Progredir, basta acessar o site www.mds.gov.br/progredir/, entrar com seu CPF e sua senha, clicar no item “Editar Perfil”, ao lado esquerdo da tela e descer até o final da página. Bem ao final da página, você deve clicar na seguinte mensagem: “Caso queira se desligar do programa PROGREDIR, clique aqui para cancelar sua inscrição”. Confirme com “OK” nas janelas que aparecerem e seu cancelamento será concluído com sucesso. Após o cancelamento, para acessar novamente as funcionalidades do site Progredir, você deverá efetuar um novo cadastro.

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 Eu não tenho CPF. O que fazer?

Se você não tiver CPF, o documento pode ser adquirido em bancos credenciados – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – nas agências dos Correios, nas entidades públicas que atendem ao cidadão ou no site da Receita Federal, em www.receita.federal.gov.br.

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Existe alguma legislação que contemple o Progredir?

Sim. O Progredir está regulamentado pelo Decreto nº 9.160 de 26 de setembro de 2017.

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Se eu participar do Progredir e minha renda aumentar, eu perco o benefício do Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente. 

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Se eu participar do Progredir vou perder o Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

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Se eu conseguir uma vaga de emprego vou perder o Bolsa Família?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família imediatamente.

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Se eu fizer um curso técnico/profissionalizante eu vou perder o BF?

Não, você não deixará de receber o Bolsa Família.

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Quem são os responsáveis pelo Progredir?

O Progredir é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva (SISP) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além disso, o Plano conta com parcerias públicas e privadas e com uma Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social para promover a inclusão produtiva do público do Cadastro Único.

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SOBRE O PORTAL PROGREDIR

O que é o site/Portal Progredir e quais serviços posso encontrar nele?

O Portal Progredir é um site do governo federal para que as pessoas inscritas no Cadastro Único acessem um conjunto de ações do Plano Progredir, que são:

  • Cursos gratuitos de qualificação profissional;
  • Possibilidade de acesso ao microcrédito produtivo;
  • Criação de currículo profissional;
  • Acesso a vagas de emprego na sua região, de acordo com o seu perfil profissional.

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Quem pode acessar o Portal Progredir?

O Portal Progredir é aberto ao público em geral, mas somente as pessoas inscritas no Cadastro Único podem se cadastrar e utilizar os serviços oferecidos. Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

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Como posso acessar as ofertas do Portal Progredir?

Para participar do Progredir, você precisa estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir www.mds.gov.br/progredir e se cadastrar. Clique em “Novo Cadastro”.

Insira seu CPF e a cidade/UF de sua residência. Clique em “Não sou robô”, na mesma página. Em seguida, preencha seus dados (nome, CPF, telefone, entre outros dados) igual está no Cadastro Único. Depois insira seu e-mail e senha. Clique em “Efetuar Login”. Já na próxima página você terá acesso às ofertas do Plano Progredir como os cursos de qualificação, acesso ao microcrédito produtivo, inclusão de currículo, vagas de emprego etc.

 

TELAS DO SITE PROGREDIR – MENU OFERTAS

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Qual a idade mínima para fazer meu cadastro no Progredir?

Para se cadastrar no Progredir não há uma idade mínima, mas cada serviço ou ação do Plano Progredir pode exigir uma idade mínima.

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Dúvidas sobre SISTEMA – Portal Progredir

Meu CPF não é reconhecido pelo sistema no Portal Progredir, o que devo fazer? / Aparece uma mensagem de “erro” após o cadastro no Portal Progredir, o que devo fazer? / Estou tentando me cadastrar, mas dá erro. O que devo fazer?

Se você se cadastrou ou atualizou seus dados no Cadastro Único recentemente, deve esperar em torno de um mês, a partir da data de atualização, para se cadastrar no Portal Progredir.

Outro ponto importante é que as informações inseridas no Portal Progredir devem ser exatamente iguais às informações que constam no Cadastro Único. O seu nome, o nome da mãe, idade, CPF, todos os dados devem ser iguais.

Verifique ainda no CRAS se o seu número de CPF está registrado na base do Cadastro Único. Muitas vezes o responsável familiar, ao cadastrar a família, leva somente a certidão de nascimento ou a Identidade para realizar o registro no Cadastro único. Se o erro continuar, pedimos que, se possível, nos envie um e-mail detalhando o erro encontrado incluindo seu nome completo e CPF. Envie por meio do Formulário Eletrônico no Fale com o MDS (http://mds.gov.br/fale-com-o-mds).

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Quero entrar na página de empreendedorismo/qualificação profissional/ inclusão financeira e não consigo, por quê?

Você conseguiu fazer o cadastro no Portal Progredir?

se a resposta for

SIM

se a resposta for

NÃO

Operador: Por favor, informe seu  município/UF. É necessário que você detalhe o erro ou a dificuldade encontrada. O seu caso será analisado pela área técnica da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do MDS.

Procedimento Operador: Consulte os dados do demandante no Cadastro Único. Se as informações estiverem corretas (demandante inscrito e Cadastro atualizado). Se sim, registre a informação como INE e informe ao demandante que a situação será encaminhada para a área técnica da Sisp.

Operador:  Lembre-se de que somente as pessoas inscritas no Cadastro Único podem se cadastrar no Progredir. Para se inscrever no Cadastro único, é necessário ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, procure o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

Se você já se cadastrou no Cadastro Único e não consegue se cadastrar no Portal Progredir, por favor nos informe o município/UF e o detalhamento do erro ou a dificuldade encontrada.

Não estou conseguindo gerar uma nova senha no site do Progredir, o que devo fazer?

Você já tentou recuperar sua senha no site do Progredir?

se a resposta for

SIM

se a resposta for

NÃO

Operador:  Por favor, informe seu nome completo, CPF, número do NIS, município/UF. É necessário que você detalhe o erro ou a dificuldade encontrada. O seu caso será analisado pela área técnica da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do MDS.

 

Procedimento Operador: Consulte os dados do demandante no Cadastro Único. Se as informações estiverem corretas (demandante inscrito e Cadastro atualizado). Se sim, registre a informação como INE e informe ao demandante que a situação será encaminhada para a área técnica da Sisp.

Operador: Você deve acessar o site do Progredir e inserir seu CPF e Estado. Em seguida, na tela que pedir a senha, você deve clicar no link azul: Esqueceu sua senha? Recupere sua senha aqui. 

 

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Escrevi meu e-mail errado na hora de cadastrar no Portal e por isso não recebi o e-mail de ativação. O que fazer

Em breve haverá uma funcionalidade no Portal Progredir em que será possível editar o e-mail cadastrado. No momento não é possível editá-lo.

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Não recebi o e-mail de ativação do meu cadastro do site Progredir, o que devo fazer?

Informamos que ocorreu um problema no envio do e-mail de ativação do cadastro Progredir, contudo, já foi solucionado e ativamos o seu cadastro.

Pedimos desculpas pelo ocorrido. Você já pode acessar o Portal Progredir novamente (www.mds.gov/progredir), clicar em “JÁ SOU CADASTRADO” e inserir os dados necessários (CPF, Estado onde mora). Em seguida, na próxima página, informe a senha para efetuar o login.

Seguindo este caminho você já consegue acessar as ações ofertadas pelo Progredir como cursos de qualificação profissional, inclusão de currículo, vagas de emprego e acesso a microcrédito.

Caso tenha dificuldade de acesso ao Portal Progredir, entre em contato novamente.

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Fiz meu cadastro no Portal Progredir mas preenchi meu e-mail errado no currículo/no perfil/dentro do Portal. O que fazer?

Em breve haverá uma funcionalidade no Portal Progredir em que será possível editar o e-mail cadastrado. No momento não é possível editá-lo.

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Como vou saber se já estou cadastrado no Portal Progredir?

Ao acessar o Portal do Progredir (www.mds.gov.br/progredir), clique em “Já sou cadastrado”. Insira os dados solicitados, inclusive o CPF, e-mail e senha. Em seguida clique em Efetuar Login. Se você conseguir acessar a página inicial do Progredir e observar itens como: Vagas de Trabalho, Cursos, Microcrédito, Editar Perfil, então você está cadastrado.

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EMPREGO – CURRÍCULO

Eu quero trabalhar/ Quero um emprego. Como o Progredir pode me ajudar?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que para tentar uma vaga de emprego, acesse o site do Progredir: www.mds.gov.br/progredir/ clique no botão “Novo Cadastro”, ao acessar essa aba é possível se cadastrar no Progredir preenchendo os dados pessoais solicitados.

Esclarecemos que após o preenchimento dos dados pessoais, o(a) senhor(a) poderá  acessar o Portal Progredir. Na coluna à esquerda clique no botão “Vagas de Trabalho”, depois em “Meu Currículo”. No Portal você poderá:

  • Criar um currículo;
  • Realizar a impressão do currículo;
  • Gravá-lo em formato PDF;
  • Enviar o currículo as empresas ofertantes de vagas de trabalho;
  • Verificar se há novas oportunidades de trabalho em sua região;
  • Se qualificar através de Cursos gratuitos oferecidos pelo Progredir.

Ao preencher as informações solicitadas, o
(a) senhor(a) conseguirá se candidatar a vagas de emprego em sua região, de acordo com o seu perfil profissional.

Informamos ainda que para ter mais informações sobre as vagas disponíveis em sua região, clique em “Vagas para mim” ou “Vagas em minha região”.

Lembre-se que para se cadastrar no Progredir é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único.

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Já estou empregado. Posso me cadastrar no Progredir?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que mesmo estando empregado (a) é possível se cadastrar no site do Progredir. Este cadastro deve ser feito no seguinte endereço: www.mds.gov.br/progredir.

Esclarecemos que após o cadastro o (a) senhor (a) pode, por exemplo:

  • Criar um currículo;
  • Realizar a impressão do currículo;
  • Gravá-lo em formato PDF;
  • Enviar o currículo às empresas ofertantes de vagas de trabalho;
  • Verificar se há novas oportunidades de trabalho em sua região;
  • Se qualificar através de Cursos gratuitos oferecidos pelo Progredir.

IMPORTANTE! Para se cadastrar no Progredir é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único.

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Já estou cadastrado no Progredir e quero uma vaga de emprego. O que eu faço?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que, caso já esteja cadastrado no Portal Progredir, clique em “Já sou Cadastrado” no Portal através do link: www.mds.gov.br/progredir. Na coluna à esquerda, clique em “Vagas de Trabalho depois em “Meu currículo” e preencha as informações solicitadas.

Esclarecemos que só depois de preencher o currículo é que as vagas de emprego podem aparecer.. No Portal você poderá:

  • Criar um currículo;
  • Realizar a impressão do currículo;
  • Gravá-lo em formato PDF;
  • Enviar o currículo às empresas ofertantes de vagas de trabalho;
  • Verificar se há novas oportunidades de trabalho em sua região;
  • Se qualificar através de Cursos gratuitos oferecidos pelo Progredir.

Informamos ainda que, para ter acesso às vagas de empregos disponíveis em sua região clique em “Vagas para mim” e “Vagas na minha região”.

Sugerimos que acesse o Portal sempre que possível para verificar se há novas vagas disponibilizadas.

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Como posso atualizar as informações do meu currículo?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que para atualizar seu currículo, entre no site do Progredir no link:  www.mds.gov.br/progredir clique no botão “Já sou cadastrado”, insira as informações solicitadas para acessar o Portal.

Em seguida, na coluna à esquerda clique em “Vagas de Trabalho”, depois em “Meu Currículo em seguida na parte superior da tela clique em “Alterar Informações”. Depois que as informações forem atualizadas clique em salvar.

Lembramos que, ao preencher os dados do currículo, você poderá:

  • Realizar a impressão do currículo;
  • Gravá-lo em formato PDF;
  • Enviar o currículo às empresas ofertantes de vagas de trabalho;
  • Verificar se há novas oportunidades de trabalho em sua região;
  • Se qualificar através de Cursos gratuitos oferecidos pelo Progredir.

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Em quanto tempo devo atualizar meu currículo na plataforma digital do Progredir?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que os currículos ficam disponíveis para as empresas por tempo indeterminado no sistema.
Recomendamos que a cada 60 dias atualize seus dados. Essa atualização pode ser feita com um simples acesso ao Portal.

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Como é feita a seleção de vagas?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que as instituições parceiras do Plano Progredir podem ofertar vagas de trabalho (na forma de emprego, estágio ou jovem aprendiz) e vagas de cursos gratuitos de qualificação.

Esclarecemos que no site do Progredir é possível visualizar as oportunidades de trabalho e cursos disponíveis em sua região. É também no site que o candidato pode manifestar interesse por uma vaga anunciada, ou pode ser contatado diretamente pela empresa para uma entrevista, mesmo sem ter manifestado o interesse na vaga.

Vale lembrar que nenhuma instituição parceira é obrigada a contratar o público do Progredir. Mas muitas das instituições parceiras do Progredir já realizaram seleções e contrataram candidatos identificados no Portal Progredir.

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Como vou saber se meu currículo foi escolhido? Como serei informado?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que o candidato selecionado à vaga de emprego receberá um e-mail ou um telefonema da empresa. Orientamos que fique atento a esses canais de comunicação.

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Não consegui enviar o meu currículo. O que pode ter acontecido?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que pode não haver  vagas de emprego disponíveis na sua região.

Caso tenha sido identificado que havia  vagas disponíveis, e o envio do currículo não foi concluído, pode ser que o problema seja técnico. Nesse caso, orientamos que encaminhe um e-mail para suporteprogredir.sisp@mds.gov.br detalhando o problema ocorrido.


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Como é feito o encaminhamento do meu currículo às empresas?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que ao acessar o site do Progredir, clique no botão “Vagas para mim” e/ou “Vagas para minha região” e envie seu currículo.

Caso encontre alguma vaga que interesse, clique no nome da vaga, em seguida  aparecerá o uma tela com a mensagem: “Encaminhar meu currículo para essa vaga”. Após realizar este procedimento, seu currículo pode ser visualizado pelas  empresas credenciadas a Rede de parceiros do Progredir.

Vale ressaltar que, as empresas que entrarão em contato para tratar sobre a vaga de emprego.

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Por quanto tempo as vagas disponibilizadas pelas empresas ficam disponíveis no site do Progredir?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que as instituições têm liberdade para editar, excluir ou atualizar o prazo de validade do seu anúncio de trabalho a qualquer momento.

Porém, o cadastramento permite uma validade de até 60 dias. Assim, o anúncio não revalidado após esse prazo fica inativo no sistema e não pode ser visualizado pelo cidadão.

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Por que ainda não há vagas disponíveis no site Progredir?

Em atenção ao seu e-mail, informamos que existem muitas vagas de emprego principalmente em capitais, e em outras cidades também.


Esclarecemos que a Rede de Parceiros está se fortalecendo cada vez mais, e a expectativa é de que mais vagas de emprego estejam disponíveis no Portal Progredir.

Orientamos que fique sempre atento às oportunidades divulgadas no Portal.

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MICROCRÉDITO PRODUTIVO - FORTALEÇA SEU NEGÓCIO



Quem pode participar das ações do Progredir voltadas ao empreendedorismo?

Todas as pessoas inscritas no Cadastro Único que já possuem um negócio ou querem começar um negócio podem participar das ações de microcrédito produtivo do Progredir. De toda forma, para que o banco parceiro avalie sua proposta de empréstimo, você deve se cadastrar no Portal do Progredir (www.mds.gov/progredir).

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É obrigatório ser Microempreendedor Individual (MEI) para pegar o empréstimo/Microcrédito do Progredir?

Não, não é obrigatório ser Microempreendedor Individual (MEI) formalizado para participar das ações do Plano Progredir. Mas, para ter mais informações sobre as regras de empréstimo, esclarecemos que cada banco parceiro possui suas próprias normas.

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Como posso registrar meu negócio/empreendimento e me tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?

Registrar o seu negócio significa formalizá-lo.
Para registrar seu negócio e se tornar um Microempreendedor Individual formalizado, um MEI, você deve acessar o Portal do Empreendedor no endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br

As orientações sobre registro estão na Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008.

É importante saber que se registrar como MEI não significa que o empréstimo ou microcrédito será aprovado por um dos bancos parceiros do Progredir.

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O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?

Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha ou quer trabalhar por conta própria e decide formalizar seu negócio como uma empresa, para ter acesso a CNPJ, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e outros direitos. Para ser um MEI, é preciso faturar no máximo R$ 81 mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Para saber mais sobre os MEIs, acesse o site “Portal do Empreendedor”, no endereço  www.portaldoempreendedor.gov.br.

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Onde eu encontro o número/inscrição do MEI?

Para adquirir a inscrição/o número do MEI é necessário acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e solicitar a formalização do empreendimento. Após a formalização, você irá obter o número do registro, que é o CNPJ.

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Estou interessado em iniciar/fortalecer/investir no meu próprio negócio. Como o Progredir pode me ajudar?

O Progredir oferece um site na internet para que as pessoas inscritas no Cadastro Único possam ter acesso ao microcrédito produtivo, ou seja, a um empréstimo. O site é www.mds.gov.br/progredir. Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”. Se você quiser que as informações do questionário estejam disponíveis para os bancos parceiros do Progredir, é necessário que autorize o envio de seus dados para os bancos, ao final do questionário.O MDS, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o seu perfil, decidem se entram em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito. Além disso, o progredir também oferece curso de educação financeira e outros cursos de qualificação profissional que podem ajudar você a administrar o seu negócio. Acesse o site www.mds.gov.br/progredir.

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Quero pegar o empréstimo para comprar material escolar/ reformar minha casa/pagar dívidas (entre outros). O que devo fazer?

O microcrédito produtivo é um empréstimo, em dinheiro, oferecido ao microempreendedor (pessoa que possui seu próprio negócio), formal ou informal, de baixa renda, exclusivamente para melhorar, ampliar ou iniciar um negócio.

Ou seja, somente quem já possui um pequeno negócio ou quem quer começar um pequeno negócio. O dinheiro não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. E atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

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O que é Microcrédito Produtivo Orientado? (O que é esse empréstimo?)

O microcrédito produtivo é um empréstimo, em dinheiro, oferecido ao microempreendedor de baixa renda, ou seja, àquela pessoa que já possui seu próprio negócio, ou quer iniciar um pequeno negócio, formal ou informal.

Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. E o dinheiro do empréstimo/microcrédito não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.

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Como faço para ter acesso ao microcrédito (pegar o empréstimo)?

Para ter acesso ao microcrédito produtivo pelo Plano Progredir, é necessário se cadastrar no site do Plano Progredir (www.mds.gov.br/progredir). Para isso, o cidadão tem que estar inscrito no Cadastro Único. Atenção: esse empréstimo é somente para quem quer iniciar ou já tem seu próprio negócio. Caso você esteja inscrito no Cadastro Único, o seu CPF será identificado ao preencher o seu cadastro no site do Progredir.

Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

Se você quiser que as informações do questionário estejam disponíveis para os bancos parceiros do Progredir, é necessário que autorize o envio de seus dados para os bancos, ao final do questionário.

O MDS, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o  os dados enviados, decidem se entrarão em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito.

Além disso, lembramos que o Progredir também oferece curso de educação financeira e outros cursos de qualificação profissional que podem ajudar você a administrar o seu negócio. Acesse o site www.mds.gov.br/progredir.  

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Se eu preencher e enviar o questionário de Microcrédito do Site Progredir, vou conseguir o empréstimo? Os bancos vão entrar em contato comigo?

É uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. Após o preenchimento e envio do questionário, o MDS encaminha os dados do cidadão para os bancos parceiros que, após avaliarem o cadastro e analisarem o perfil, decidem se entram em contato ou não com o cidadão para ofertar microcrédito, e apresentam ou não uma proposta de empréstimo.

Além disso, lembramos que o progredir oferece curso de educação financeira e de qualificação profissional que podem ajudar a administrar o seu negócio. Acesse o site www.mds.gov.br/progredir e faça o seu cadastro.

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Qual o valor do microcrédito/ empréstimo? É de até R$15.000?

O valor do empréstimo/microcrédito produtivo depende de cada banco parceiro do Progredir. Cada caso será analisado individualmente pelo banco que fornece o empréstimo/microcrédito. E atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

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Qual o valor dos juros?

As taxas de juros do empréstimo/microcrédito e o valor a ser emprestado a cada pessoa dependem da avaliação do banco parceiro do Progredir. Cada banco tem sua política de negociação, e os juros podem variar de banco para banco.

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Os bancos podem me oferecer valores diferentes de empréstimo? Os bancos podem me oferecer valores diferentes de empréstimo?

Sim. O valor de cada empréstimo dependerá da avaliação de cada banco parceiro do Progredir. Assim, a negociação é entre o banco parceiro e você.  No momento em que você conversar com o banco, é importante que pense bastante sobre qual valor você pode realmente pegar de empréstimo, qual valor é capaz de pagar, para que o dinheiro atenda às suas necessidades.

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Meu CPF está negativado/com restrição, posso pegar microcrédito/ empréstimo?

Quando o CPF está negativado, ou com restrição, o acesso ao empréstimo/ microcrédito depende de cada banco parceiro do Progredir. Normalmente, o cadastro não é aprovado até que a restrição seja resolvida. Mas realmente isso pode variar de banco para banco.

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O curso de educação financeira é obrigatório para acessar as ofertas de microcrédito produtivo orientado? Já terminei o curso de educação financeira, e agora o que devo fazer para conseguir o microcrédito/empréstimo?

O curso de educação financeira não é mais obrigatório para se tentar acessar o microcrédito produtivo ou empréstimo dos bancos parceiros do Progredir. Mas é interessante que você visite o site do Progredir e saiba mais sobre os cursos disponíveis no momento.

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O empréstimo é descontado do Bolsa Família? Posso pegar o empréstimo com o cartão do Bolsa Família? Posso parcelar e descontar no Bolsa Família? É empréstimo do Bolsa Família?

Você deve estar falando do empréstimo, ou microcrédito produtivo do Plano Progredir, correto? Vou explicar como funciona. A primeira coisa que você precisa saber é que o empréstimo, ou microcrédito que o Progredir oferece NÃO está ligado ao benefício do Bolsa Família, ou seja, não tem nenhuma relação com o valor que você recebe do Bolsa Família. As parcelas do empréstimo não podem ser descontadas no benefício do Bolsa Família. Ou seja, o valor do seu benefício do Bolsa Família não vai mudar depois queo empréstimo/microcrédito for liberado.

É importante que você saiba, também, que esse empréstimo só pode ser feito por quem já possui um pequeno negócio ou por quem quer começar um pequeno negócio. O dinheiro não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.

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Depois que eu me cadastrar no site o banco vai entrar em contato comigo?

Depois que o cadastro for feito no site do Progredir (www.mds.gov.br/progredir/), e depois do preenchimento e envio do questionário, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disponibiliza os seus dados para os bancos parceiros do Progredir. Os bancos parceiros de sua região fazem a avaliação de seu perfil e decidem se entram em contato com você. O MDS não tem controle sobre a avaliação do banco parceiro, ou seja, é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

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Gostaria de saber se meu questionário/cadastro/formulário foi enviado ao Banco.

Informamos que, caso tenha preenchido todos os dados do Questionário do Microcrédito Produtivo no Portal Progredir e clicado no botão “Enviar”, o seu questionário foi encaminhado às instituições financeiras para análise do seu perfil.

Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro entrar ou não em contato, emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo. E o dinheiro do empréstimo/microcrédito não deve ser utilizado para pagar dívidas, fazer reformas, comprar objetos pessoais, entre outras coisas. O dinheiro desse empréstimo deve ser utilizado para investir no seu negócio.


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Já me cadastrei no site do Progredir, fiz o curso, mas até agora não obtive nenhuma resposta, nenhum banco entrou em contato comigo. O que vai acontecer? Quais são os próximos passos?

Procurar nas listas em Excel se existe banco parceiro na região do cidadão

Se existir banco parceiro 

  

Se NÃO existir banco parceiro 

 

Após o preenchimento do questionário de interesse no microcrédito, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) envia os seus dados para os bancos parceiros do Progredir em sua região. O banco avalia o seu perfil e decide se entra em contato com você. Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

 

No momento, ainda não existe banco parceiro do Progredir em sua região. Aguarde, pois o Progredir está ampliando sua rede de parceiros.

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Já procurei todos os bancos da minha cidade, mas ninguém sabe nada sobre esse empréstimo do Progredir. Como faço para conseguir o empréstimo?

Perguntar se a pessoa já se cadastrou no site do Progredir.

Se a pessoa já se cadastrou no site do ProgredirSe a pessoa ainda NÃO tiver se cadastrado no site do Progredir

Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

Para tentar fazer um empréstimo pelo Progredir, ou seja, acessar o microcrédito produtivo, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. O próximo passo é acessar o site do Progredir -www.mds.gov.br/progredir/ - e se cadastrar. Ao se cadastrar no site do Progredir, clique em “Microcrédito”. Aparecerão na tela duas opções de questionário para você preencher. Se você quiser iniciar um negócio, clique na 1° opção: “Quero ser Microempreendedor”. Se você já possui um negócio, clique na 2° opção: “Já sou Microempreendedor”.

O MDS, então, encaminha seus dados para os bancos parceiros que, após avaliarem o seu perfil, decidem se entram em contato com você para oferecer o empréstimo/microcrédito.


Procurar nas listas em Excel se existe banco parceiro na região do cidadão. 

Se SIM

Se existir banco parceiro

  

Se NÃO

Se NÃO existir banco parceiro

 

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) enviará os seus dados para os bancos parceiros do Progredir em sua região. O banco avaliará o seu perfil e decidirá se entra em contato com você. Mas atenção: é uma decisão do banco parceiro emprestar ou não o microcrédito, e é o próprio banco que determina o valor do empréstimo.

 

No momento, ainda não existe banco parceiro do Progredir em sua região. Aguarde, pois o Progredir está ampliando sua rede de parceiros.

 

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QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

Quais são as ações de Qualificação no Progredir?

A Qualificação compreende cursos de:
a. Educação Financeira;
b. Inclusão Digital;
c. Cursos disponibilizados pelos parceiros em diversas áreas de conhecimento;
d. Cursos do Pronatec.

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Do que se trata a área de Educação Financeira?

Essa área tem por objetivo ensinar como o cidadão pode gastar, poupar, investir fazer um orçamento planejado e com consciência. No Portal Progredir, nessa área estão disponíveis os cursos Gestão de Finanças Pessoais e Educação Financeira nas Escolas.

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Como posso acessar os cursos disponibilizados pelo Progredir?

Para saber quais os cursos estão disponíveis, você deve se cadastrar no Portal Progredir. O site é www.mds.gov.br/progredir. Acesse o site e clique em “Cadastre-se”, preencha o formulário e aguarde o e-mail de confirmação para ativar o cadastro. Ao ativar o cadastro, você inserirá seu login e senha no Portal Progredir. Ao acessar o Portal, Clique em “Cursos”. Você verá na tela uma lista de cursos gratuitos em oferta em várias áreas de conhecimento.

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Estou interessado em estudar e me qualificar. Como o Progredir pode me ajudar?

Para saber quais os cursos gratuitos estão disponíveis, você deve se cadastrar no Portal Progredir. O site é www.mds.gov.br/progredir. Acesse o site e clique em “Novo Cadastro”, preencha o formulário, insira seu e-mail, senha e acesse o Portal Progredir. Ao acessar o Portal, Clique em “Cursos”. Você verá na tela uma lista de cursos gratuitos em oferta em várias áreas de conhecimento.

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Gostaria de saber sobre o curso de Educação Financeira para os beneficiários do Bolsa Família.

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) deste Ministério do Desenvolvimento Social lançou esse ano o Programa Futuro na Mão, que propõe oficinas de Educação Financeira para beneficiários do Programa Bolsa Família. Esse projeto faz parte das ações do Plano Progredir, que colabora para a autonomia financeira das famílias de baixa renda.
Anote o link com mais informações sobre o curso: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2018/maio/governo-inicia-capacitacoes-tecnicas-do-programa-futuro-na-mao.

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Não estou conseguindo me inscrever no curso do Progredir, está dando erro na página. O que eu faço?

Para que possamos auxiliá-la/lo, solicitamos que nos informe qual o nome do curso que está tentando se inscrever e qual o tipo de erro e dificuldade encontrada ao tentar se inscrever no curso do Portal Progredir.

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PRONATEC

Como posso fazer minha inscrição no Pronatec?

Procure a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para que o responsável pelo Pronatec no seu município realize a sua pré-inscrição, caso haja cursos disponíveis em seu município. Feito isso, você receberá uma carta de encaminhamento com todas as informações necessárias para a realização da matrícula.

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Tem novo lote do Pronatec Oferta Voluntária?

Não, no momento não há novo lote do Pronatec Oferta Voluntária. Para saber de outros cursos do Pronatec, entre em contato com o Ministério da Educação no telefone 0800 616161 ou procure a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

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Como posso fazer minha inscrição online?

A inscrição on-line ficará a cargo da instituição de ensino que ofertará o curso, pois será realizada apenas mediante o não preenchimento total das vagas disponibilizadas.

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 O que é “Cursos FIC”?

São cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), geralmente são cursos mais curtos com duração média de 4 meses.

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O que é a Carta de Encaminhamento?

A Carta de Encaminhamento é o documento gerado após a conclusão da pré-matrícula do aluno no curso do Pronatec. Esse documento contém informações sobre a data para a confirmação da matrícula.

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Existe escolaridade mínima para se inscrever nos cursos?

Podem fazer esses cursos pessoas que tenham no mínimo o ensino fundamental incompleto.

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Quem emite os certificados dos cursos? Pagarei alguma taxa?

A emissão de diplomas e/ou certificados é de responsabilidade das próprias instituições de ensino e não são permitidas quaisquer cobranças de valor. Só é cobrado algum valor se o aluno solicitar diploma que necessite de algum recurso gráfico especial.

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Tenho dúvidas sobre o Sistec. Com quem devo entrar em contato?

Para esclarecer qualquer dúvida sobre o sistema Sistec, entre em contato com o Ministério da Educação no 0800 616161, opções 3 ou 5.

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Quem já fez algum curso do Pronatec poderá se matricular novamente?

Sim, cada beneficiário terá direito a até três matrículas ao ano em cursos do Pronatec. Para mais informações, entre em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800 616161.

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Há repasse de recursos financeiros do Ministério da Educação (MEC) aos municípios?

Não existe repasse de recursos para municípios, mas sim para as instituições ofertantes do Pronatec: instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S), e instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, devidamente habilitadas pelo MEC.

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Há repasses de recursos ao candidato, para transporte, alimentação e material durante o curso?

Em alguns cursos do Pronatec, estão previstos um auxílio para transporte, alimentação e material para o curso.
Para mais detalhes, entre em contato diretamente com o Ministério da Educação - MEC pelo telefone 0800 616161.

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Quais os cursos disponíveis no meu município?

Para saber quais os cursos do Pronatec disponíveis em seu município, procure a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

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Fiz a pré-matrícula/inscrição no Pronatec, mas não recebi o número do Protocolo, o que devo fazer?

O número do Protocolo está na Carta de Encaminhamento que foi enviado ao e-mail cadastrado no sistema do Ministério da Educação.
Para mais informações e no caso de não ter recebido a Carta de Encaminhamento, entre em contato com o Ministério da Educação - MEC pelo telefone 0800 – 616161.

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Não recebi a carta de encaminhamento. O que devo fazer? 

No e-mail cadastrado no sistema do Ministério da Educação, o candidato receberá a Carta de Encaminhamento, com as informações necessárias, como número do protocolo e data para validar a matrícula. Para mais informações e no caso de não receber a Carta de Encaminhamento, entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 – 616161.

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O que fazer quando der erro no protocolo ou protocolo inválido.

É necessário que entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 – 616161.

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Não estou conseguindo validar minha matrícula/inscrição. O que eu faço?

É necessário que entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 – 616161.

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Gostaria de saber informações sobre o “Pronatec Gestor MEI”

No momento, o Ministério não oferece mais cursos nessa modalidade. O Pronatec Gestor MEI foi criado no âmbito do Pronatec para a qualificação gerencial de Microempreendedores Individuais formalizados ou não, com carga horária de 160h/aula.

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REDE PÚBLICA

Quais os benefícios e incentivos que os municípios, prefeituras, secretarias, CRAS e instituições públicas terão ao participarem do Plano Progredir e se inscreverem na Rede de Parceiros?

Os benefícios e incentivos que os municípios, prefeituras, secretarias, CRAS e instituições públicas terão ao participarem do Plano Progredir e se inscreverem na Rede de Parceiros são:

  • Contribuir para o desenvolvimento social e produtivo local;
  • Ter acesso ao Portal do Plano Progredir para levantamento de oportunidades locais;
  • Utilizar os dados do Portal Progredir para planejamento de Políticas Públicas de interesse local;
  • Divulgar as suas ações, apresentar demandas, participar de eventos promovidos pela Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social, articulando com os demais parceiros públicos e privados.
  • Acesso ao Portal Progredir para levantamento de oportunidades de cursos de qualificação profissional e oportunidades de trabalho em sua localidade.

 

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          Qual o papel das entidades públicas na Rede Progredir?

          O papel das entidades públicas como: CRAS, Secretarias, Prefeituras, etc, na Rede Progredir são:

          • Ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para que se inscrevam no Portal Progredir - Prospecção de Público;
          • Divulgar o Plano Progredir para que os inscritos no Cadastro Único possam ter acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional, vagas de trabalho e incentivo ao microcrédito.
          • Usufruir dos dados da plataforma do Portal Progredir para planejamento de políticas públicas de interesse local.

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          O Gestor municipal ou estadual pode cadastrar currículo de cidadão por meio da Rede Progredir?

          No momento, o gestor poderá somente auxiliar o cidadão a se cadastrar no Portal Progredir, pois o cidadão preencherá um formulário o qual inserirá CPF, e-mail pessoal e senha própria para acesso ao Portal. 

          O gestor poderá auxiliar o beneficiário, até mesmo para a criação de um e-mail, caso ele não possua e orientá-lo sobre como utilizar o Portal Progredir e no encaminhamento às oportunidades de qualificação profissional e emprego ali disponíveis.

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          Qual o passo a passo para o cadastramento de Gestor?

          Para o cadastramento de Gestor:

          • Acesse o Portal do Progredir/Rede – http://mds.gov.br/progredir;
          • Clique na opção: “Gestor Público”, localizado no meio da página;
          • Em seguida clicar em “Setor Público”. Leia as informações e clique em “Novo Cadastro”.
          • Insira o e-mail institucional, os dados pessoais do responsável pelo órgão/instituição/entidade e crie uma senha.  Em seguida, clique em “Cadastrar”;

          Ao concluir o cadastro para acesso do responsável pelo órgão/instituição/entidade, abrirá outra tela para preenchimento dos dados do órgão/instituição/entidade.

          ATENÇÃO: Cada CNPJ só poderá ser cadastrado uma vez.

          Por exemplo: Se a Prefeitura já se cadastrou e utilizou seu próprio CNPJ, o CRAS não poderá utilizar o CNPJ da Prefeitura para se cadastrar.

          • Preencha os dados e clique em “Finalizar Inscrição”.

          ATENÇÃO: Quanto a ferramenta “Listar Parceiros” > “Usuário”, é importante esclarecer que, uma vez cadastrado no Portal Progredir, o responsável pode cadastrar outros técnicos para acessar o portal. Cada novo usuário terá sua própria senha.

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          Qual o passo a passo para o cadastro na Rede de Parceiros?

          • Acesse o Portal do Progredir/Rede – http://mds.gov.br/progredir;
          • Clique na opção: “Rede de Parceiros” ou “Gestor Público” localizado no meio da página;
          • Em seguida clicar em “Setor Público”. Leia as informações e clique em “Novo Cadastro”.
          • Insira o e-mail institucional, os dados pessoais do responsável pelo órgão/instituição/entidade e crie uma senha.  Em seguida, clique em “Cadastrar”;

          Ao concluir o cadastro para acesso do responsável pelo órgão/instituição/entidade, abrirá outra tela para preenchimento dos dados do órgão/instituição/entidade;

          ATENÇÃO: Cada CNPJ só poderá ser cadastrado uma vez.

          Por exemplo: Se a Prefeitura já se cadastrou e utilizou seu próprio CNPJ, o CRAS não poderá utilizar o CNPJ da Prefeitura para se cadastrar.

          • Preencha os dados e clique em “Finalizar Inscrição”.

          ATENÇÃO: Quanto a ferramenta “Listar Parceiros” > “Usuário”, é importante esclarecer que, uma vez cadastrado no Portal Progredir, o responsável pode cadastrar outros técnicos para acessar o portal. Cada novo usuário terá sua própria senha.

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          Quais as ações e serviços que a Rede de Parceiros do Setor Público pode oferecer?

          O Plano Progredir oferta cursos de qualificação profissional, vagas de emprego e incentivo ao microcrédito. Os parceiros da Rede podem:

          • Ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para que se inscrevam no Portal Progredir – se chama Prospecção de Público;
          • Divulgar os cursos gratuitos e as vagas de trabalho que estão no Portal para o público do Cadastro Único;
          • Levantar dados relevantes para o município a respeito de ofertas vagas de emprego e de cursos gratuitos de qualificação na localidade, além de outras informações.
          • Ir em busca de novos parceiros para compor a Rede de Parceiros (outros órgãos e entidades públicas) – se chama Prospecção de Parceiros;
          • Ofertar Microcrédito Produtivo Orientado (conforme o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO – Lei n° 13.636 de 20 de março 2018 e Resolução n° 4.000, de 25 de agosto de 2011);

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          O que é Prospecção de Público?

          Prospecção de Público é ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para que se inscrevam no Portal Progredir e acessem os cursos de qualificação profissional, vagas de emprego e incentivo ao microcrédito disponíveis no portal.

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           O que é Prospecção de Parceiro?

          Prospecção de Parceiro é ir em busca de novos parceiros para compor a Rede de Parceiros (outros órgãos e entidades públicas) e possam ajudar a ofertar oportunidades de emprego, qualificação profissional e empreendedorismo a quem mais precisa.

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          Na tela de inscrição da instituição no Portal Progredir, ao final da tela, aparece essa pergunta: “Que tipo de serviço essa instituição irá ofertar? ”. Poderia explicar o que é isso?

          Significa que a instituição pode ofertar no Portal cursos gratuitos de qualificação, vagas de estágio, vagas de jovem aprendiz, acesso a microcrédito (financeiros e de pagamentos), ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para se cadastrar no Portal Progredir (Prospecção de Público) e ir em busca de novos parceiros (Prospecção de Parceiros). Clique nas opções que condizem com os objetivos da instituição, mesmo que futuramente.

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          REDE PRIVADA

          Quero participar da Rede de Parceiros. O que fazer?

          Para participar da Rede de Parceiros:

           

          • Acesse o Portal do Progredir/Rede – http://mds.gov.br/progredir;
          • Clique na opção: “Rede de Parceiros”, localizada no meio da página; Em seguida clique em Setor Privado.
          • Leia as informações e clique em Novo Cadastro;
          • Insira o e-mail institucional, os dados pessoais do responsável pela empresa/associação/entidade e crie uma senha.  Em seguida, clique em “Cadastrar”;

          Ao concluir o cadastro para acesso do responsável pela empresa/associação/entidade, abrirá outra tela para preenchimento dos dados da empresa/associação/entidade;

          ATENÇÃO: Cada CNPJ só poderá ser cadastrado uma vez.
          Por exemplo: Se uma Associação já se cadastrou e utilizou seu próprio CNPJ, a empresa não poderá utilizar o CNPJ da Associação para se cadastrar. Cada empresa utilizará seu próprio CNPJ.

          • Preencha os dados e clique em “Finalizar Inscrição”.

          Quanto a ferramenta “Listar Parceiros” > “Usuário”, é importante esclarecer que, uma vez cadastrado no Portal Progredir, o responsável pode cadastrar outros técnicos para acessar o portal. Cada novo usuário terá sua própria senha.

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                  Quais os benefícios e incentivos que as empresas/instituições privadas terão ao participarem do Plano Progredir e se inscreverem na Rede de Parceiros?

                  Além de promover boas práticas de responsabilidade social, os Parceiros do Desenvolvimento Social terão outros benefícios, como:

                  • Facilidade de acesso à ferramenta gratuita de seleção de candidatos a emprego por meio dos currículos preenchidos no Portal Progredir;
                  • Reconhecimento como entidade comprometida socialmente, em razão da contratação de trabalhadores inscritos no Cadastro Único;
                  • Participação em eventos de divulgação promovidos pela Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social/MDS.

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                  Quais as ações e serviços que a Rede de Parceiros do Setor Privado pode oferecer?

                  O Plano Progredir oferta cursos de qualificação profissional, vagas de emprego e incentivo ao microcrédito. 

                  Os parceiros da Rede podem:

                  • Ofertar cursos de qualificação gratuitos no Portal;
                  • Ofertar vagas de trabalho e contratar pessoas que sejam compatíveis com o perfil da empresa;
                  • Ir em busca de novos parceiros para compor a Rede (outras entidades privadas) – Prospecção de Parceiros;
                  • Levantar dados relevantes para a empresa/entidade a respeito de currículos cadastrados, banco de dados, além de outras informações.
                  • Ofertar Microcrédito Produtivo Orientado (conforme o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO – Lei n° 13.636 de 20 de março 2018 e Resolução n° 4.000, de 25 de agosto de 2011);

                  IMPORTANTE: As entidades/empresas podem se cadastrar na Rede de Parceiros, ainda que não tenham vagas ou cursos para oferecer no momento.

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                  Qual o papel das empresas ou instituições privadas na Rede de Parceiros? 

                  A empresa desempenhará um papel de destaque ao oferecer oportunidades de vagas de emprego e qualificação profissional (inclusive na forma de vagas de estágio, de jovem aprendiz ou cursos gratuitos de capacitação).


                  O objetivo é contribuir para uma vida mais digna, por meio da promoção da cidadania e da geração de emprego e renda das famílias cadastradas no Cadastro Único (prioritariamente aquelas com renda de até meio salário mínimo por pessoa).

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                  O que é Prospecção de Público?

                  Prospecção de Público é ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para que se inscrevam no Portal Progredir e acessem os cursos de qualificação profissional, vagas de emprego e incentivo ao microcrédito disponíveis no portal.

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                  O que é Prospecção de Parceiro?

                  Prospecção de Parceiro é ir em busca de novos parceiros para compor a Rede de Parceiros (outras empresas e associações) que possam ajudar a ofertar oportunidades de emprego, qualificação profissional e empreendedorismo a quem mais precisa.

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                  Na tela de inscrição da empresa no Portal Progredir, ao final da tela, aparece essa pergunta: “Que tipo de serviço essa instituição irá ofertar? ”. Poderia explicar o que é isso?

                  Significa que a empresa pode ofertar no Portal cursos gratuitos de qualificação, vagas de estágio, vagas de jovem aprendiz, acesso a microcrédito (financeiros e de pagamentos), ir em busca do público inscrito no Cadastro Único para se cadastrar no Portal Progredir (Prospecção de Público) e ir em busca de novos parceiros (Prospecção de Parceiros). Clique nas opções que condizem com os objetivos da empresa, mesmo que futuramente.

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