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Interagir e brincar e só começar!

Conheça as etapas do crescimento do seu filho até os 3 anos de vida e algumas dicas de como estimular cognição, socialização, coordenação motora e linguagem.


PRIMEIRO MÊS



ATIVIDADES

Acaricie e conforte o bebê

suavemente. O contato é sempre
bom.

Converse com o bebê e olhe nos

olhos (a amamentação é um ótimo
momento). Fale de forma pausada
e com tom de voz suave.

Mostre de pertinho objetos

coloridos ou que façam barulho.
Deixe o bebê tentar pegá-los.


DOS 2 AOS 3 MESES


ATIVIDADES

Braços e pernas são pouco

controlados nessa fase, mas
a criança consegue mexer os olhos,
a cabeça (quando está deitada)
e fazer sucção.

Veja se ela fixa o olhar por alguns
momentos e é capaz de seguir
virando a cabeça.

Perceba se, quando escuta algum
barulho, ela vira a cabeça para
procurar de onde vem o som.
Coloque algum objeto em sua mão
e veja se ela consegue segurar.


DOS 3 AOS 6 MESES


ATIVIDADES

Brinque de se esconder atrás de

uma fralda ou pano. A criança vai
procurar você.

A brincadeira pode ser também
com objetos. Deixe-a retirar
o objeto.

Mova um chocalho e depois deixe
o bebê agarrar e agitar.

Estimule o bebê a mudar de
posição. Coloque ao seu lado um
brinquedo e o incentive a pegá-lo.

FIQUE ATENTO

Nessa fase, o bebê já reconhece

as pessoas e sorri para as mais
íntimas.

Agarra objetos que estão ao seu
alcance.

Com ajuda, poderá mudar de
posição e sentar-se sozinho por
alguns instantes.

Pode rir, balbuciar e expressar
entusiasmo com brinquedos
e objetos.


DOS 6 AOS 9 MESES



ATIVIDADES

Convide o bebê a bater um objeto

no outro. Utilize brinquedos de
madeira, plástico, borracha ou
papelão.

Ensine brincadeiras e gestos,
como bater palmas ou acenar.

Repita sons que o bebê fizer e
espere que ele responda. Quando
responder, sorria para que ele
também faça o mesmo.

Chame a criança e as pessoas
pelo nome para que ela possa
aprender.

Assim como a conversa, também
é importante cantar e ouvir
música.

Comece a ler contos para ela.




FIQUE ATENTO

Seu bebê já se arrasta

ou engatinha.

Também se movimenta, fica
sentado e em pé segurando-se
na grade do berço e nos móveis.

Já pode dar passos com ajuda.

Ele atende quando é chamado
pelo nome.

Compreende “não” e “tchau”.

Imita sons simples: “au au”, “dá”,
“miau”.


DOS 9 AOS 12 MESES


ATIVIDADES

Retribua os sorrisos da criança.

Atenda quando ela chamar, para
que se sinta segura e feliz.

Dê ordens simples, como “me
dê a mão”, “venha aqui”, “traga
o brinquedo”, e faça perguntas,
como “onde está o papai?”,
“onde está o cachorro?”.

Quando você repetir os sons
que ela produz, comece a
combinar com palavras, como
“mamãe”, “papai”, “vovó”.

Cante músicas com diferentes
ritmos, incentivando a criança
a dançar.

Quando ela pedir algo, apontando
com o dedo, pronuncie o nome do
objeto.

Crie um “Cesto do tesouro”, lugar
com objetos domésticos, de uso
cotidiano, utilizados para ampliar
as experiências sensoriais.




FIQUE ATENTO

Nessa fase, a criança já consegue

pegar, atirar, colocar e retirar
objetos de caixas ou potes.

Pode cumprir ordens simples,
como “venha aqui”, “pegue o
brinquedo”, “me dê” e “tchau”,
quando acompanhadas de gestos.

A criança pode expressar alegria
e tristeza e reconhecer emoções
de outras pessoas.

Aponta, quando perguntada, onde
estão as pessoas ou os objetos.

Reconhece a si mesma no espelho.


1 A 2 ANOS


ATIVIDADES

Procure falar da forma mais clara

e correta possível. Se a criança
pedir algo por gestos, faça com
que diga o que quer.

Encha um recipiente de plástico
com colheres, rolhas, bolinhas,
pregadores de roupa ou outros
objetos pequenos e deixe a criança
brincar de tirar e colocar.

Dê a ela pequenas tarefas, como
buscar o sapato ou pegar a bola
e atirá-la.

Oriente-a a recolher seus
brinquedos quando terminar
a brincadeira.

Pergunte à criança qual é o
seu nome. Mesmo que ela não
responda no começo, pouco
a pouco o fará.

Peça que mostre onde está seu
nariz, boca ou outra parte do
corpo. 

Mostre à criança livros, fotos,
revistas e fale sobre personagens,
objetos ou animais que aparecem
nas imagens.

FIQUE ATENTO

Algumas crianças com um ano já

caminham.

Também podem utilizar a colher
e o copinho, comendo e bebendo
sozinhas.

Querem conhecer e pegar tudo
que as rodeia e está ao seu
alcance.

Já associam formas, cores e
tamanhos dos objetos.

Gostam de arrastar as coisas,
chutar e atirar a bola.

Ajudam na troca das roupas,
fraldas e até no banho.

Imitam os adultos em atividades,
como dar de comer a uma boneca,
pentear o cabelo.

Utilizam, pelo menos, duas
palavras para expressar uma ideia.


2 A 3 ANOS


ATIVIDADES

Deixe-a brincar bastante. Brinque

junto sempre que possível.

Deixe-a brincar com outras crianças.
Aprender a se relacionar e dividir os
brinquedos é importante.

Criança gosta de correr, saltar, jogar
bola. Crie novas possibilidades
levando-a ao parque, ao campo ou
até mesmo em casa.

Ofereça papel e giz de cera com
espessura grossa para que
ela rabisque.

Coloque em uma caixa brinquedos
ou objetos e pergunte a ela “O que
é?”, “Como é?”, “Para que serve?”.

Dê vida à história que estiver
contando. A criança tem facilidade
de imaginar. Seja o cabo de
vassoura que vira um cavalo, seja
a fralda que vira a capa do superherói.
Brinque de construir cabanas
e túneis com cobertores, contar
histórias, brincar de faz de conta e
de esconder.

FIQUE ATENTO

A criança já corre com segurança

e pula com os dois pés juntos e/ou
fica num pé só.

Seus movimentos, principalmente
os das mãos, estão se
aperfeiçoando.

Quer fazer o que os adultos fazem.

Gosta de fazer as coisas sozinha.

É inquieta e curiosa.

O vocabulário aumenta e já se
expressa por frases com quatro ou
mais palavras.

Compreende o significado das
diferentes palavras e interessa-se
por pequenas histórias que você
conta.

Relaciona-se bem com um maior
número de pessoas e começa a
gostar da companhia de outras
crianças.