Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Cadastro Único > O que é e para que serve > Carteira do Idoso

Carteira do Idoso

publicado  em 02/07/2015 15h11

O que é: 

Com esta carteira, a pessoa pode ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. O Estatuto do Idoso também determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A quem se destina:

De acordo com o Estatuto do Idoso, têm direito a requerer a Carteira do Idoso pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos, mas não possuem meios para comprovar a renda. É necessário estar inscrito no Cadastro Único.

Os idosos que têm como comprovar que ganham menos de dois salários mínimos não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou com  desconto no valor. Basta que apresentem comprovante de renda e  documento de identidade.

Como solicitar:

O idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa e informar seu Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras solicitará a carteira.

Mais informações estão disponíveis no endereço www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/assistencia-social/usuario/carteira-do-idoso-usuario/.

 

Órgão responsável:

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS)