Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Cadastro Único > O que é e para que serve > Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)

Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)

publicado  em 29/07/2015 14h34

O que é:

Programa que concede um benefício financeiro a cada três meses às famílias extremamente pobres que vivem em áreas de reservas extrativistas ou em áreas de conservação ambiental.

A quem se destina:

Famílias com renda familiar por pessoa de até R$ 77,00, residentes em áreas protegidas e que desenvolvem atividades de uso sustentável dos recursos naturais em Unidades de Conservação de Uso Sustentável, assentamentos ambientalmente diferenciados da Reforma Agrária, territórios ocupados por comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas ou outras áreas rurais definidas por ato do Poder Executivo.

Como solicitar:

O Ministério do Meio Ambiente seleciona as famílias beneficiárias a partir da análise dos dados registrados no Cadastro Único e de informações de outras áreas do governo que têm a missão de preservar o meio ambiente, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Assim, a família não precisa solicitar esse benefício.

Após a família ser selecionada, ela será informada e deverá assinar o Termo de Adesão ao Bolsa Verde, que especifica as atividades de conservação a serem desenvolvidas.

Para outras informações, consulte a página do programa no site do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/bolsa-verde.

Órgão responsável:

Ministérios do Meio Ambiente – MMA
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)