Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Cadastro Único > Gestão do Cadastro > Sistema de Cadastro Único > Quem pode acessar o Sistema

Quem pode acessar o Sistema

publicado  em 02/07/2015 15h27

O Sistema de Cadastro Único é de acesso restrito a órgãos e a entes que operacionalizam a gestão do Cadastro Único, como o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os municípios, o DF, os estados e a CAIXA (agente operador).

Além desses, órgãos e entidades legalmente responsáveis pela implementação de programas sociais que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias podem acessar o Sistema, desde que cumpram os requisitos definidos pelo MDSA. Para mais informações, clique aqui. Órgãos de controle também têm acesso ao Sistema de Cadastro Único, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com o MDSA.

Para as gestões operarem o Sistema, há dois perfis de acesso:

Perfil de usuário

Definição

Como solicitar o cadastramento

Usuário Máster

Responsável por gerenciar o Sistema de Cadastro Único, cadastrar os demais usuários de sua equipe e dar as permissões de acesso para a realização de todas as atividades de manutenção na base do Cadastro Único, bem como gerenciar a desativação do usuário, quando for necessário.

Só podem ter esse perfil os que operacionalizam a gestão do Cadastro Único e outros órgãos, mediante conveniência e oportunidade do MDS.

Cada prefeitura poderá indicar até dois Usuários Másteres.

A solicitação é feita à CAIXA.

É necessário preencher a Ficha de Cadastramento de Usuário Externo Ficus/E, que poderá ser obtida no site da CAIXA por meio do Link http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx, anexar cópia do RG e CPF e encaminhar para a agência de relacionamento da Caixa Econômica Federal.

 

Usuário Final

Responsável por realizar as ações de consulta, inclusão, alteração e/ ou exclusão de dados cadastrais de famílias/ pessoas na base do Cadastro Único. Tem de ser cadastrado pelo Usuário Máster para poder acessar o Sistema de Cadastro Único. O número de Usuários Finais é definido pela gestão, de acordo com as necessidades locais.

 

O Usuário Máster é quem fornece o acesso ao Usuário Final, diretamente no Sistema de Cadastro Único.

 

Para mais informações sobre o assunto, consulte o Manual de Cadastramento de Usuários, disponível no site da CAIXA, por meio link www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx.

Atenção: Os dados que identificam as famílias inscritas no Cadastro Único são sigilosos. A forma de acessar e manusear as informações está definida na legislação e deve ser respeitada. Saiba mais em: Como acessar a base de dados.