Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Inclusão Produtiva Urbana > Economia Solidária

Economia Solidária

publicado  em 05/08/2015 16h26

A Economia Solidária é uma estratégia promissora para a inclusão produtiva das populações em situação de pobreza ou extrema pobreza. Calcula-se que 21% da população economicamente ativa ocupada (21 milhões de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – PNAD/IBGE 2013) é constituída de trabalhadores por conta própria (empreendedores informais). As formas colaborativas de trabalho podem fortalecer a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho, seja por meio de associativismo e cooperativismo, seja mediante adoção pontual de estratégias de atuação coletiva (compras coletivas de insumos, comercialização coletiva dos produtos).

A coordenação nacional da política de economia solidária é atribuição da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE). O Ministério do Desenvolvimento Social, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, firmou parcerias com a Senaes para apoiar a execução de iniciativas de Economia Solidária voltadas para a população mais pobre.

Para saber mais sobre a política de Economia Solidária, acesse o site do MTE: http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/a-economia-solidaria/