Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Inclusão Produtiva Rural > Apoio à produção rural

Apoio à produção rural

publicado  em 29/09/2015 00h00

Para aprimorar seu processo produtivo, as famílias do campo têm acompanhamento individualizado e continuado das equipes de assistência técnica rural, que mostram formas de aumentar a produção, a qualidade e o valor dos produtos. Como essas famílias não dispõem de meios para investir em suas terras, recebem recursos não reembolsáveis (Fomento) pelo cartão do Bolsa Família para usar na implantação do projeto produtivo construído em conjunto com os técnicos agrícolas.

Unindo assistência técnica e recursos para investir, as famílias conseguem produzir mais, melhorando sua alimentação e gerando excedentes com qualidade para serem vendidos. As compras públicas são um dos principais canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para os que ainda não tinham acesso à água, o Programa Água para Todos construiu, desde 2011, mais de 837 mil cisternas de consumo e 114 mil tecnologias de água para produção no semiárido ampliando o acesso e uso de água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, garantindo melhorias na segurança alimentar e inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Programa Luz para Todos proporcionou o acesso de 459 mil famílias do Cadastro Único à energia elétrica desde 2010. Mais recentemente, também passaram a ser articulados para esse público programas de habitação rural (Minha Casa Minha Vida) e de acesso à formação profissional (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec).

Dessa forma, mais brasileiros e brasileiras superam a extrema pobreza e permanecem, com dignidade, na terra que escolheram para trabalhar e viver com suas famílias.

registrado em: