Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Diálogos Governo - Sociedade Civil > Diálogos Governo - Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria - 5ª edição

Diálogos Governo - Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria - 5ª edição

publicado  em 06/08/2015 10h46

A quinta edição do evento “Diálogos Governo - Sociedade Civil: Plano Brasil Sem Miséria” foi realizada no dia 07 de agosto de 2014, no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro estimulou o debate entre sociedade civil e representantes do Governo Federal, com o intuito de discutir a implementação do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e apresentar seus principais resultados em 3 anos de execução.

Participaram do evento representantes de organizações não governamentais, conselhos, comissões, confederações nacionais, representantes dos mais diversos segmentos do campo e da cidade e das diferentes religiões, incluindo: povos indígenas; quilombolas; povos de terreiro; extrativistas; ribeirinhos; ciganos; população em situação de rua; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; trabalhadores; empresários; crianças; jovens; mulheres; negros; idosos; pessoas com deficiência.

Os demais participantes eram autoridades e representantes do Governo Federal, tanto da administração direta quanto indireta. Estavam presentes a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello; o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (SG) e outros representantes de Ministérios e entidades participantes do Plano Brasil Sem Miséria.

Os temas debatidos permearam os eixos do Plano BSM: garantia de renda, inclusão produtiva urbana e rural e acesso a serviços. Na apresentação dos resultados de 3 anos do Plano, destacou-se que as metas foram cumpridas e algumas até ultrapassadas, como o caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/ Brasil Sem Miséria). Dentre as questões mais pontuadas, as demandas relativas à regularização fundiária e ao acesso a terra marcaram.