Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Diálogos Governo - Sociedade Civil > Diálogos Governo – Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria - 1ª edição

Diálogos Governo – Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria - 1ª edição

publicado  em 03/08/2015 14h45


Por determinação da Presidente Dilma Rousseff, a proposta geral do Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza "Brasil Sem Miséria" deveria ser discutida com os principais segmentos da sociedade civil antes de seu lançamento. Com o intuito de cumprir tal determinação, a Secretaria Geral da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) celebraram parceria para promover a realização de 8 grandes diálogos entre os dias 16 e 31 de maio de 2011, isto é, antes do lançamento, que ocorreu em Brasília, no dia 02 de junho de 2011.

Tais encontros tiveram por objetivo principal apresentar a concepção do Plano e sua estrutura bem como colher comentários, críticas e sugestões para seu aprimoramento.

A realização dos diálogos Brasil sem Miséria se insere no projeto de desenvolvimento social nacional iniciado em 2003, ancorado na nova síntese entre o econômico e o social. Tal projeto também exigiu uma nova relação entre Estado e sociedade e implicou em adotar a participação social como instrumento de gestão pública. Assim, políticas que visam à transformação social, como é o caso do Brasil Sem Miséria, são submetidas ao debate e à análise da sociedade civil por meio de distintos canais de interlocução com o Estado. Tais mecanismos são fundamentais para a consolidação da democracia e expansão da cidadania.

Acesse o Relatório