Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Acesso a Serviços > Assistência Social

Assistência Social

publicado  em 31/07/2015 15h53

A assistência social é o serviço publico mais claramente dedicado ao público do Brasil Sem Miséria, os brasileiros pobres e vulneráveis. Tem escala nacional e a capilaridade necessárias à superação da extrema pobreza, dado o caráter de pactuação federativa na oferta dos serviços socioassistenciais. Por esse motivo, entre 2010 e 2014, houve aumento real de 30% no orçamento federal para a assistência social.

Por meio do Plano Brasil Sem Miséria, tanto os centros de atendimento quanto os serviços oferecidos estão foram ampliados em todo o território nacional. Entre as novidades estão a criação de equipes volantes e o início da distribuição de lanchas para atendimento remoto na Amazônia e no Pantanal, ajudando a chegar aonde a pobreza está.

Para saber mais sobre assistência social, acesse.

Lancha da Assistência Social
As lanchas da assistência social são embarcações  doadas pela União, por intermédio do MDS, para o transporte hidroviário das equipes e dos materiais necessários para oferta dos serviços e ações de proteção social básica, viabilizando o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza, que residam em áreas cujo acesso se dá por meio da malha hidroviária.

Até junho de 2015, foram entregues 123 lanchas fluviais e 15 lanchas oceânicas para o atendimento das populações ribeirinhas e pantaneiras.

Equipes volantes
O atendimento às famílias residentes em territórios de grande extensão territorial, de baixa densidade demográfica ou de difícil acesso, pode ser realizado por meio de Equipes Volantes. Essas equipes adicionais, que integram um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), têm como objetivo ofertar os serviços de proteção social básica, além de apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único e realizar encaminhamentos serviços de outros setores, quando necessário.

Por meio do Plano Brasil Sem Miséria, e para apoiar a estratégia de Busca Ativa, 1.254 equipes volantes foram criadas, levando o atendimento da assistência social às áreas dispersas e isoladas do país.


CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

O CRAS é a unidade pública municipal da assistência social, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Nela, há a prestação de serviços socioassistenciais, como cadastramento e acompanhamento das famílias, e acesso a programas de transferência de renda, entre outros. É preferencialmente a porta de acesso aos serviços e programas de Assistência Social.

Desde o início do Plano, em junho de 2011, até outubro de 2014, foram aprovadas propostas para a construção de 625 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que prestam os serviços de proteção social básica às famílias.

Localização das Unidades CRAS

A lista do CRAS por município está disponível no Portal do MDS – www.mds.gov.br – no seguinte caminho: Assistência Social – Proteção Básica – Centro de Referência de Assistência Social. No menu a direita, clique no link: “ Localize as Unidades”.

 Mais informações:  Cras

CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social

O CREAS é a unidade pública e estatal da assistência social que coordena e oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados. Podem ter abrangência municipal ou regional, proteção a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e atendimento a idosos, pessoas com deficiência, famílias e indivíduos que tenham sofrido violência física, psicológica, sexual (abuso e/ou exploração sexual), indivíduos egressos de situação de tráfico de pessoas, em situação de rua e mendicância ou abandono, trabalho infantil ou outras formas de violação de direitos. Entre 2011 e 2012, 288 novos CREAS foram implementados.

Localização das Unidades CREAS
Acesse aqui para localizar o endereço do CREAS.
Nesta tela,selecione o estado e município e depois clique em consultar.

 Mais informações:  CREAS

Centros Pop
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é a unidade de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua. Por meio do Plano Brasil Sem Miséria, 294 Centros POP foram criados entre os anos de 2012 e 2015. Além disso, 24.975 vagas em serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua.