Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Sem Miséria > Acesso a Serviços

Acesso a serviços

publicado  em 15/07/2015 15h52

O acesso a serviços é um importante pilar do Plano Brasil sem Miséria, ao lado dos eixos de inclusão produtiva (urbana e rural) e de garantia de renda. Todos esses eixos são fortalecidos pela estratégia de Busca Ativa. O maior objetivo do eixo de Acesso a Serviços é levar os serviços públicos – especialmente de saúde, educação e assistência social – às pessoas e localidades mais pobres do país.

A expansão e a qualidade dos serviços públicos ofertados às pessoas em situação de pobreza norteiam o Brasil sem Miséria. Para isso, o Plano prevê o aumento da quantidade e dos tipos de serviços ofertados de modo a reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida. As ações incluem as áreas de assistência social,  educação, saúde e habitação.

Assistência Social
A assistência social é o serviço mais claramente dedicado ao público do Brasil sem Miséria, que são os brasileiros pobres e vulneráveis. Por isso, entre 2010 e 2014, houve aumento real de 30% no orçamento federal para a assistência social.

Por meio do Plano Brasil sem Miséria, tanto a quantidade de centros de atendimento quanto dos serviços oferecidos foram ampliados em todo o território nacional.

Dentre as novidades criadas pelo BSM para potencializar o trabalho da assistência social estão as equipes volantes e o início da distribuição de lanchas para atendimento remoto na Amazônia e no Pantanal, ajudando a chegar aonde a pobreza está.

Para saber mais sobre assistência social no Brasil sem Miséria, clique aqui

Educação
A educação é uma das dimensões de maior relevância no Plano Brasil sem Miséria, pois permite romper o ciclo intergeracional de reprodução da pobreza. As ações de educação dentro do Plano foram pensadas para diversas faixas etárias, desde a Primeira Infância até o Ensino Técnico. Um dos destaques é o Programa Mais Educação, que promove  a educação integral para o ensino fundamental, com prioridade às ecolas onde a maioria dos alunos é beneficiária do Bolsa Família.  Para saber mais sobre as ações de educação no BSM, clique aqui .

Saúde
Na mesma lógica das ações de educação, a saúde utiliza os critérios do Brasil sem Miséria para definir a ampliação do atendimento, de modo a beneficiar municípios com maior concentração de população em extrema pobreza. Para saber mais sobre Saúde no BSM, clique aqui

Habitação
O acesso à habitação é outro importante aspecto da garantia de bens e serviços para superação da extrema pobreza. Com o objetivo de diminuir o déficit habitacional e as desigualdades no acesso à moradia, foi criado o Programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia a aquisição da moradia para as famílias de baixa renda. Para saber mais sobre Habitação no BSM, clique aqui .