Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Brasil Amigo da Pessoa Idosa > Programa Vida Saudável

Programa Vida Saudável


na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa


É uma parceria entre duas ações do Ministério da Cidadania destinadas às pessoas idosas: a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ligada à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e o Programa Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte.  Com esta união, os municípios que já fazem parte da iniciativa da pasta de Desenvolvimento Social poderão receber kits para promover a prática de exercícios físicos e de lazer para os idosos, aumentando a qualidade de vida, ampliando o processo de socialização e auxiliando na recuperação da saúde. Para receber os equipamentos, é necessária a adesão à Estratégia.

Com isso, o Programa Vida Saudável deve se expandir e atender mais de 460 municípios que fazem parte da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Os equipamentos serão repassados aos municípios por meio de doação direta. Além disso, o programa ofertará capacitação aos profissionais que acompanharão as atividades voltadas para os idosos.



O Programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa apoia  os municípios participantes com capacitação e  kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa brasileira.

Acesse o edital de chamamento público



Saiba como participar 


Acesse o Sistema Brasil Amigo da  Pessoa Idosa (SISBAPI): 
https://aplicacoes.mds.gov.br/sisbapi/

Também indique no SISBAPI: O setor que ficará responsável pela Gestão do Programa Vida Saudável; Algumas informações sobre o Coordenador Geral do Programa; A quantidade de núcleos pretendida, de acordo com o porte populacional do município. 


Clique no botão do Vida Saudável, à esquerda do painel da Estratégia: programa  vida saudável

Aguarde análise do Ministério da Cidadania. Em breve, entraremos em contato para informações sobre os próximos passos


Baixe o Termo de Manifestação de Interesse,  que deve ser assinado pelo Prefeito, e suba esse documento de volta no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (SISBAPI).

O município ainda não aderiu à Estratégia?

Faça já a adesão e participe do Vida Saudável
nessa modalidade!

Dúvidas: