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Como é feito o pagamento

publicado  em 01/07/2015 16h22

O Cartão Bolsa Família é o principal meio de saque dos benefícios. Com esse cartão, as famílias podem sacar os benefícios nos seguintes locais:

- Agências da CAIXA;
- Caixas eletrônicos da CAIXA;
- Casas Lotéricas; e 
- Comércios credenciados pela CAIXA, como padarias, mercados e outros. Esses locais são identificados com a marca “CAIXA AQUI”.

Se o(a) beneficiário(a) quiser, pode abrir uma conta-corrente simplificada na CAIXA para o recebimento dos benefícios. Neste caso, o saque será feito com o cartão Conta CAIXA Fácil, nos mesmos locais em que usaria o Cartão Bolsa Família.

Se o beneficiário estiver sem o cartão, o saque pode ser feito com a guia avulsa de pagamento, mas somente nas Agências da CAIXA.

Em qualquer situação, para sacar o benefício é necessário levar um documento oficial de identificação, que pode ser a carteira de identidade (RG), a carteira de motorista (CNH) ou a Carteira de Trabalho.

Emergência ou calamidade pública
Excepcionalmente, nos municípios em que for decretada situação de emergência ou de calamidade pública, poderão ser adotadas medidas especiais para o pagamento dos benefícios, tais como:

- Dispensa do escalonamento para os saques — o que significa que todos os benefícios do Bolsa Família daquela cidade estarão disponíveis a partir do primeiro dia do calendário oficial de pagamentos.
- Pagamento mediante Declaração Especial emitida pelo gestor municipal, nos casos em que a pessoa tiver perdido o Cartão Bolsa Família e os Documentos.

Medidas especiais também poderão ser adotadas para permitir o pagamento nos municípios que eventualmente fiquem sem canais de pagamento por mais de 30 dias, como o envio de equipes volantes.

Problemas para sacar o benefício?
Se a família encontrar qualquer problema ou irregularidade quando for sacar os benefícios, deve entrar em contato com a Central de Atendimento do MDS (0800 707 2003) ou com a Ouvidoria da CAIXA (0800 725 7474).