Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Bolsa Família > Gestão do Programa > Sistemas de gestão e de informação

Sistemas de gestão e de informação

publicado  em 02/07/2015 12h31

A operação do Programa Bolsa Família, devido à sua complexidade, conta com o suporte de diversos sistemas informatizados. Os principais sistemas são:

Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec): utilizado para a gestão dos benefícios do Programa Bolsa Família. Nele, são realizadas ações relacionadas a concessão e liberação de benefícios, bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, entre outras.

Sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (V7): registra as informações cadastrais de famílias de baixa renda.

— Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF): armazena orientações e informações direcionadas a Gestores(as) Municipais do Bolsa Família e do Cadastro Único, assim como a Coordenadores(as) Estaduais. Esses dados auxiliam municípios e estados a desenvolverem as ações de gestão descentralizada propostas pela Senarc/MDS.

— Sistema de Condicionalidades (Sicon): possibilita a gestão das condicionalidades do Programa Bolsa Família, relacionadas às áreas de educação, de saúde e de assistência social. O Sicon fica hospedado no SIGPBF

Os sistemas se relacionam e compartilham dados que permitem a correta geração dos benefícios mensais pagos às famílias. Compreender como isso se dá auxilia na gestão dos benefícios e propicia um atendimento mais qualificado às famílias. Com o mesmo propósito, a gestão municipal deve se preocupar com a consistência das informações registradas nos diversos sistemas.

Os dados que constam no Sistema do Cadastro Único são a base para a concessão e também para o cálculo dos benefícios devidos às famílias, cuja gestão é feita por meio do Sibec. É no Cadastro Único que estão registrados os integrantes das famílias, suas idades e a renda familiar. Várias alterações cadastrais podem ter repercussão nos valores dos benefícios, a exemplo de mudança na renda de qualquer pessoa de um domicílio ou a entrada e a saída de alguma pessoa na família.

Já o Benefício Variável Vinculado à Gestante e o Benefício Variável Vinculado à Nutriz têm como fonte de informação os registros realizados no Sicon pelo Ministério da Saúde. O Sicon também interfere diretamente nas ações de bloqueio e de suspensão do pagamento de benefícios, tratadas no Sibec, em razão do descumprimento de condicionalidades.

Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo Adesão Municipal  
Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo Controle de Acesso
Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo dos Formulários
Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo Integração SICON
Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo Adesão Estadual
Acesse o Guia de Navegação - Aplicativo Upload/Download