Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Bolsa Família > Gestão do Programa > Capacitação > Capacitações presenciais

Capacitações presenciais

Na modalidade presencial, são desenvolvidas duas capacitações: Formulários do Cadastro Único e Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família

A capacitação Formulários do Cadastro Único é voltada para a formação de entrevistadores responsáveis pela coleta de informações das famílias pobres e extremamente pobres do Brasil. A ação educacional busca garantir que todos os entrevistadores do país recebam as mesmas instruções quanto aos conceitos do Cadastro Único, abordagem e posturas para a realização das entrevistas com as famílias e para o preenchimento correto dos formulários do Cadastro Único. 

Já a capacitação Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, elaborada para apresentar os conceitos e os procedimentos básicos de gestão, é direcionada aos gestores e técnicos que ingressaram nas equipes municipais ou aqueles que já trabalham com a gestão, mas apresentam dúvidas conceituais.

As coordenações estaduais são as grandes parceiras da Senarc/MDS nas ações educacionais, organizando turmas em seus territórios de acordo com o prévio levantamento local de necessidades de treinamento. 

Para levar o conhecimento de forma nivelada a entrevistadores, gestores e técnicos que ingressaram nas equipes municipais ou aqueles que já trabalham com a gestão, a Senarc criou uma metodologia de formação de instrutores, que são os responsáveis por treinar o público-alvo nos estados e nos municípios, contando com a referida parceria das coordenações estaduais.