Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Bolsa Família > Dados

Dados

publicado  em 02/07/2015 14h46

 Diversos dados e informações sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único estão disponíveis por meio de um conjunto de ferramentas informatizadas, construídas em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS. Essas ferramentas são de acesso público e podem ser acessadas no Portal da Sagi http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/.

O Relatório de Informações (RI) do Bolsa Família e Cadastro Único apresenta dados mais recentes de gestão de cada município e estado, tais como famílias e pessoas no Cadastro Único, famílias atendidas pelo Bolsa Família, acompanhamento de condicionalidades, identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, cálculo do Índice de Gestão Descentralizada, entre outras informações. É útil para demonstrar a situação atual do PBF no município ou estado e pode ser usada como ferramenta de gestão. A ferramenta também apresenta dados em nível nacional.

A Matriz de Informações Sociais permite consultas aos dados históricos de gestão do Bolsa Família, do Cadastro Único e outros programas do MDS. A ferramenta prevê o agrupamento por municípios e estados e o download das informações em planilhas eletrônicas. É útil a pesquisadores e interessados em fazer análises sobre o Bolsa Família ao longo do tempo.

O Sistema Data Social disponibiliza dados e indicadores para elaboração de diagnósticos atualizados e para monitoramento das políticas e dos programas do MDS, além de informações de contexto social, demográfico e econômico de municípios, estados, regiões e do Brasil. A plataforma está dividida em seis conjuntos temáticos de indicadores e, entre eles, há o Data CAD (dados do Cadastro Único para Programas Sociais e do Programa Bolsa Família) e o Data CON (dados sobre as condicionalidades de educação e saúde de beneficiários do Programa Bolsa Família). Também fornece informações históricas e já contém alguns gráficos que auxiliam na visualização dos indicadores selecionados.

O Tabulador de Informações do Cadastro Único (Tabcad) permite que a elaboração de tabelas com dados de estados e municípios, inclusive com o cruzamento de duas variáveis, utilizando como fonte diversos blocos do formulário do Cadastro Único. Mostra, por exemplo, a quantidade de famílias cadastradas no município solicitado, das quais quantas são beneficiárias do Bolsa Família e quantas vivem em domicílios com rede de esgoto instalada, entre outras informações. Também apresenta dados sobre a idade, a escolaridade das pessoas cadastradas etc. O Tabcad deriva de um aplicativo mais completo, o sistema de sistema de Consulta e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad), de uso exclusivo de técnicos e gestores com perfil de acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).

Além disso, a lista de beneficiários do Programa Bolsa Família é divulgada por estados, municípios e o Distrito Federal e pode ser acessada pelo site da CAIXA ou pelo Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União. Consulte aqui o passo a passo para cada tipo de consulta à lista.