Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Bolsa Família > Dados

Dados

publicado  em 02/07/2015 14h46

 Diversos dados e informações sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único estão disponíveis por meio de um conjunto de ferramentas informatizadas, construídas em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério da Cidadania. Essas ferramentas são de acesso público e podem ser encontradas no Portal da Sagi http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/portal/.

Relatório de Informações (RI) do Bolsa Família e Cadastro Único apresenta dados mais recentes de gestão de cada município e estado, tais como famílias e pessoas no Cadastro Único, famílias atendidas pelo Bolsa Família, acompanhamento de condicionalidades, identificação de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, cálculo do Índice de Gestão Descentralizada, entre outras informações. É útil para demonstrar a situação atual do PBF no município ou estado e pode ser usada como ferramenta de gestão. A ferramenta também apresenta dados em nível nacional.

O portal Bolsa Família e Cadastro Único no seu Município apresenta informações de forma analítica sobre o Programa Bolsa Família nos municípios brasileiros, reúne dados como o total de beneficiários do Bolsa Família, valores repassados nos últimos 12 meses, acompanhamento das condicionalidades de educação e saúde, como número de inscritos, relatórios e orientações de gestão, entre outros. É uma ferramenta que além de apresentar os dados numéricos, faz um resumo qualitativo da situação do município. É também possível obter um resumo do dados estaduais.

O aplicativo Visualizador é um sistema de gerenciamento e visualização dos diversos programas/ações/serviços do Ministério da Cidadania. Através da ferramenta é possível acessar dados de um ou mais indicadores em um determinado espaço de tempo (mês/ano) para Municípios/Estados/Regiões/Brasil. Além dos dados relativos ao ministério, também é possível encontrar informações de outras fontes de dados, como por exemplo IBGE, Censo SUAS, BSM, PNUD.

Tabulador de Informações do Cadastro Único (Tabcad) permite que a elaboração de tabelas com dados de estados e municípios, inclusive com o cruzamento de duas variáveis, utilizando como fonte diversos blocos do formulário do Cadastro Único. Mostra, por exemplo, a quantidade de famílias cadastradas no município solicitado, das quais quantas são beneficiárias do Bolsa Família e quantas vivem em domicílios com rede de esgoto instalada, entre outras informações. Também apresenta dados sobre a idade, a escolaridade das pessoas cadastradas etc. O Tabcad deriva de um aplicativo mais completo, o sistema de Consulta e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad), de uso exclusivo de técnicos e gestores com perfil de acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF).

Além disso, a lista de beneficiários do Programa Bolsa Família é divulgada por estados, municípios e o Distrito Federal e pode ser acessada pelo site da CAIXA ou pelo Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União. 

Além disso, a Consulta Cidadão é uma nova ferramenta que visa disponibilizar aos inscritos no Cadastro Único consulta a alguns dos seus dados cadastrais, bem como de sua família, e possibilitar a impressão de comprovante de cadastramento. Essa ferramenta surgiu em atendimento à necessidade de desburocratizar o acesso dos usuários de serviços públicos, programas sociais e benefícios a informações pessoais e de suas famílias, constantes de bases de dados governamentais. Para consultar, informe os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e município onde família está cadastrada