Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Assistência Social > Unidades de atendimento > Unidades de acolhimento > Serviço de Acolhimento para Pessoas com Deficiência

Serviço de Acolhimento para Pessoas com Deficiência

publicado  em 07/08/2015 11h09

O serviço voltado para o acolhimento de pessoas com deficiência em situação de dependência é o Serviço de Acolhimento Institucional em Residências Inclusivas. Essas unidades funcionam 24 horas e recebem pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar e estão afastadas de suas famílias.

Cada Residência tem capacidade para no máximo 10 pessoas com deficiência e recebe jovens e adultos entre 18 e 59 anos. São casas adaptadas às necessidades de seus moradores e contam com uma equipe técnica especializada. O serviço tem como objetivo integrar essas pessoas à vida em comunidade, dando à pessoa com deficiência oportunidades para acesso à vida independente, com autonomia e liberdade, e garantindo também àqueles que possuem limitações severas o cuidado por uma equipe de profissionais habilitados e capacitados.

Como acessar

O acesso ao Acolhimento Institucional para Pessoas com Deficiência em Residência Inclusiva pode ser feito por requisição de serviços da Assistência Social ou de políticas públicas setoriais, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Ministério Público ou do Poder Judiciário. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social do seu município.

 Plano Viver Sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite - foi criado em 2011 e tem como principal objetivo garantir os direitos das pessoas com deficiência por meio da implantação de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção a Saúde e Acessibilidade, em resposta ao compromisso feito pelo Brasil junto a Organização das Nações Unidas (ONU) ao ratificar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Serviço de Acolhimento Institucional em Residências Inclusivas e o Serviço de Proteção Social Especial em Centro-Dia fazem parte do Plano Viver Sem Limite, no eixo Inclusão Social.

Para mais informações acesse a página do Observatório do Plano Viver Sem Limite, da Secretária de Direitos Humanos, pelo link:  http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/observatorio