Censo SUAS

publicado  em 22/06/2015 16h30

O Censo SUAS é um processo de monitoramento que coleta dados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelas Secretarias e Conselhos de Assistência Social dos Estados e Municípios. É realizado anualmente desde 2007, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e foi regulamentado pelo Decreto nº 7.334 de 19 de outubro de 2010

Entre os objetivos do Censo, podemos citar:

  • Produzir dados sobre a implementação da política de assistência social no país; 
  • Aperfeiçoar a gestão do SUAS e a qualidade dos serviços socioassistenciais prestados à população;
  • Identificar avanços, limitações e desafios da institucionalização do SUAS;
  • Fornecer informações que permitam ao poder público dar transparência e prestar contas de suas ações à sociedade.

Na sua edição de 2014, o Censo SUAS foi composto por nove tipos de questionários, conforme apresentado no quadro abaixo:

Tipo de Questionário

(Unidade à qual se destina)

Quantidade

coletada

Gestão Municipal

(Secretarias Municipais de Assistência Social ou congêneres)
5.520
Conselho Municipal de Assistência Social 5.366
CRAS 8.088

Unidades ofertantes dos Serviços de Convivência e

Fortalecimento de Vínculos (exceto CRAS)
7.882
CREAS 2.372
Centro POP 215

Unidades de Acolhimento (Abrigos) destinados

aos diversos públicos
5.184

Gestão Estadual

(Secretarias Estaduais de Assistência Social ou congêneres)
26
Conselho Estadual de Assistência Social 26

Para acessar os dados do Censo SUAS, clique aqui.