Você está aqui: Página Inicial > Assistência Social (SUAS) > Serviços e programas > Serviço Especializado para População em Situação de Rua

População em Situação de Rua

publicado  em 22/06/2015 14h02

O que é?
É um serviço voltado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de oferecer atendimento e acompanhamento especializado, com atividades direcionadas para o fortalecimento de vínculos sociais e/ou familiares, a organização coletiva, mobilização e participação social, assim como a construção de novos projetos de vida. Oferece orientação individual e em grupo, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O serviço deve promover o acesso à documentação civil e a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal e de alimentação.

Unidade de oferta

O serviço deve ser ofertado, obrigatoriamente, no Centro Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop.

Público Atendido
São jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes em situação de rua podem ser atendidos pelo Serviço somente quando estiverem acompanhados de familiar ou responsáveis.

Objetivos
Este serviço tem como objetivos:

  • Possibilitar condições de acolhida (atendimento inicial que identifica as necessidades do cidadão) na rede socioassistencial;

• Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas da pessoa em situação de rua;

• Contribuir para resgatar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua;

• Promover ações para reintegrar a pessoa em situação de rua à família e à comunidade.

Ações/Atividades
Para alcançar seus objetivos, esse Serviço é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas de atuação. Esta equipe é responsável por desenvolver atividades de atendimento, identificando as principais necessidades do usuário, além de acompanhamento especializado, orientação sobre direitos, oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização, encaminhamento para a rede de serviços, estímulo ao convívio familiar, social e em grupo, entre outras.

Formas de Acesso
O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social e de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema Judiciário. 

População em Situação de Rua no Cadastro Único