Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Setembro > Rede Cadastro Único para articular os programas sociais vence prêmio de inovação

Rede Cadastro Único para articular os programas sociais vence prêmio de inovação

publicado  em 13/09/2019 13h36

 
 

LOC: A Rede Cadastro Único, um trabalho de articulação desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, acaba de vencer o concurso de inovação no setor público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. O prêmio reconheceu a importância do projeto criado para promover a troca de experiências, coordenar as ações dos programas sociais, e incentivar o uso adequado das informações cadastrais para beneficiar a população brasileira de baixa renda. A entrega da premiação ocorrerá em novembro, em Brasília, durante a quinta Semana de Inovação da Enap.

A Rede Cadastro Único concorreu na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no poder executivo federal, que premiou outras quatro iniciativas. O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Apoio à Integração de Ações do Departamento do Cadastro Único. O coordenador-geral, José Roberto Frutuoso, falou do impacto do trabalho.

SONORA: JOSÉ ROBERTO FRUTUOSO - COORDENADOR-GERAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE AÇÕES DO DEPARTAMENTO DO CADASTRO ÚNICO

LOC: A Rede é um espaço de articulação entre gestores e técnicos de mais de vinte políticas e programas sociais. Ela funciona tanto com reuniões presenciais, quanto por meio de um portal de acesso restrito para interação e compartilhamento de informações. Para o coordenador-geral, José Roberto Frutuoso, o prêmio destaca a necessidade dessas ações integradas.

SONORA: JOSÉ ROBERTO FRUTUOSO - COORDENADOR-GERAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE AÇÕES DO DEPARTAMENTO DO CADASTRO ÚNICO

LOC: A vigésima terceira edição do concurso valorizou as equipes de servidores públicos dedicadas a repensar atividades cotidianas. Por meio de pequenas ou grandes inovações, as iniciativas geram melhoria na gestão das organizações e nas políticas e serviços públicos entregues às pessoas. Este será o terceiro ano seguido que o Ministério da Cidadania receberá a premiação.

E para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinícius Botelho, o prêmio representa o reconhecimento dos esforços do Ministério para desburocratizar o acesso à informação e tornar mais eficientes as ações voltadas aos cidadãos.

SONORA: VINÍCIUS BOTELHO - SECRETÁRIO DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

LOC: O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. E a base de dados é usada para a elaboração e promoção de políticas públicas voltadas a esse público.

Para saber mais, acesse cidadania.gov.br

Reportagem, Diego Queijo

Ouça aqui (3'06)