Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Setembro > Parcerias internacionais podem ser alternativa para consolidação de políticas de desenvolvimento rural

Parcerias internacionais podem ser alternativa para consolidação de políticas de desenvolvimento rural

publicado  em 19/09/2019 16h59

 

 


 

LOC: Possibilidades de acordos internacionais de cooperação técnica para o desenvolvimento de regiões agrícolas foram discutidas na manhã desta quinta-feira durante a Mostra de Cooperação Técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o IICA, em Brasília. No evento, a secretária executiva do Ministério da Cidadania, Ana Pellini, falou sobre a importância de parcerias com outros países para o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas voltadas para o fomento do pequeno agricultor e a geração de oportunidade de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

SONORA ANA PELLINI

LOC: Também participaram do evento o secretário nacional de Desenvolvimento Social e Produtivo Rural, José Roberto Carlos Cavalcante, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

As políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cidadania para regiões rurais são coordenadas pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural. Entre as principais, está o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, através do qual, cooperativas, associações e agricultores familiares individuais podem vender seus produtos diretamente para órgãos federais com licença de licitação. Os detalhes dos editais estão disponíveis na internet pelo portal http://mds.gov.br/compra-da-agricultura-familiar/. Por meio da ferramenta, também é possível acessar e acompanhar os editais em andamento em todo o País.

Além do PAA, faz parte dos programas voltados para o desenvolvimento de pequenos produtores o Programa Fomento Rural, que combina acompanhamento social e produtivo e a transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis às famílias para investimento em projeto produtivo. Através desse programa, famílias recebem repasses no valor de 2 mil e 400 ou 3 mil reais. Mais informações sobre todas as políticas voltadas para produtores estão disponíveis no site www.cidadania.gov.br. 

Reportagem, Henrique Jasper.