Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Setembro > Ministro da Cidadania lança programa Município Mais Cidadão

Ministro da Cidadania lança programa Município Mais Cidadão

publicado  em 16/09/2019 16h06

 

LOC: Em agenda com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no último sábado, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, lançou o programa Município Mais Cidadão em Cavalcante, no nordeste goiano. A medida contempla uma série de incentivos na área da Cultura, do Desenvolvimento Social e do Esporte para beneficiar as regiões mais carentes do País. Inédito, o programa será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S.

O objetivo do governo federal é mudar a realidade de vulnerabilidade social por meio da promoção de festivais de música, de dança, e de audiovisual; de olimpíadas municipais e de ações para geração de emprego e renda, além da inclusão das pessoas com deficiência. É o que explica o ministro Osmar Terra.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA

LOC: O município de Cavalcante é considerado o mais vulnerável do estado de acordo com o Índice Multidimensional de Carências das Famílias, levantado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. O governador Ronaldo Caiado falou da necessidade de a região ser a primeira do País a receber os incentivos.

SONORA: RONALDO CAIADO - GOVERNADOR DE GOIÁS

LOC: Representantes de outros sete municípios da região também participaram do anúncio realizado na Câmara de Vereadores. O prefeito de Cavalcante, Josemar Freire, comentou sobre a baixa capacidade de investimento do município, já que 70% das receitas atuais são comprometidas com folhas de pagamentos. Para ele, o anúncio das intervenções do governo federal representa uma mudança mais que necessária.

SONORA: JOSEMAR FREIRE - PREFEITO DE CAVALCANTE (GO)

LOC: A secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris, adiantou que técnicos do Ministério da Cidadania estarão nos próximos dias em Cavalcante fazendo um levantamento das vulnerabilidades e demandas da população. Com a integração de ações culturais, esportivas e de desenvolvimento social, ela acredita ser possível proporcionar mais autonomia às famílias de baixa renda da região.

SONORA: MARIANA NERIS - SECRETÁRIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

LOC: Moradora de um loteamento em Cavalcante, a beneficiária do Bolsa Família Querleci da Conceição acompanhou a cerimônia de anúncio do programa Município Mais Cidadão. Ela espera que o trabalho do governo federal proporcione mais oportunidades para as três filhas.

SONORA: QUERLECI DA CONCEIÇÃO - BENEFICIÁRIA DO BOLSA FAMÍLIA

LOC: Hoje, Cavalcante possui setecentas e trinta e seis famílias beneficiárias do Bolsa Família, o que representou, em agosto, o repasse de cento e quinze mil reais pelo Ministério da Cidadania à população local. De acordo com o ministro Osmar Terra, os recursos necessários para sanar os problemas detectados no município devem ser liberados até o final do ano.

Para mais informações, acesse cidadania.gov.br

Reportagem: Diego Queijo