Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Setembro > Criança Feliz vence prêmio internacional de educação WISE Awards 2019

Criança Feliz vence prêmio internacional de educação WISE Awards 2019

publicado  em 04/09/2019 13h20

 
 

LOC: Este é o depoimento da dona de casa Sulamita Alves, moradora da comunidade Baracela, em São Paulo, e mãe do Samuel, que recebe as visitas do programa Criança Feliz.

SONORA: SULAMITA ALVES - MÃE DO SAMUEL

LOC: Foi pelo reconhecimento de transformar histórias como a de Sulamita que o Criança Feliz foi escolhido vencedor da edição 2019 de um dos maiores prêmios internacionais na área da educação: o WISE Awards, da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O anúncio foi realizado pelo júri na manhã desta quarta-feira em Madri, na Espanha. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo programa do governo federal como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, comemorou a vitória.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA

LOC: O ministro destacou o papel do programa, que acompanha crianças e gestantes por meio de visitas domiciliares, para melhorar o futuro das famílias de todo o país.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA

LOC: A premiação é uma iniciativa da Fundação Catar e é considerada uma das mais concorridas e prestigiadas do mundo. O programa brasileiro de atenção à primeira infância concorreu com mais de 480 projetos de países como Inglaterra, França, Índia, China e Estados Unidos. O representante sênior da Fundação Bernard van Leer, da Holanda, Leonardo Yánez, parabenizou o Brasil e a equipe do Ministério da Cidadania pela vitória.

SONORA: LEONARDO YÁNEZ - BERNARD VAN LEER FOUNDATION

(Sobe som. LOC: De acordo com ele, um dos principais êxistos do programa é o alcance. Hoje, o Criança Feliz atende 754 mil crianças e gestantes de todo o País. E o número de visitas já chegou a 19 milhões e 900 mil.)

LOC: Para a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, o reconhecimento fortalece o programa, mostra a importância de todos contribuírem com a educação, e inclui o país em um grupo seleto de discussão sobre o tema.

SONORA: ELY HARASAWA - SECRETÁRIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

LOC: A entrega do certificado e do prêmio de 20 mil dólares será realizada em novembro durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, em Doha, no Catar. O Criança Feliz é coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Ele atende gestantes e crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Para saber mais, acesse cidadania.gov.br.

Reportagem, Diego Queijo