Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Universidade Federal do Acre investe mais de R$ 1,4 milhão na agricultura familiar

Universidade Federal do Acre investe mais de R$ 1,4 milhão na agricultura familiar

publicado  em 27/03/2019 12h10

 


 

LOC: A Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, está com edital aberto para a compra de mais de um milhão e quatrocentos mil reais em produtos da agricultura familiar. Até três de abril, pequenos produtores podem apresentar propostas para a venda de peixes da região - como o Pintado, o Pirarucu, o Dourado e o Filhote -, além de frutas, hortaliças e o Jambu, uma tradicional erva amazônica. A chamada pública é realizada pela modalidade Compra Institucional, do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.

A coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério da Cidadania, Hetel Santos, destaca que a inciativa valoriza os alimentos da região.

SONORA: HETEL SANTOS - COORDENADORA GERAL DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

LOC: Ainda de acordo com Hetel, a criação do edital e o envolvimento da comunidade acadêmica também fortalecem e qualificam as políticas públicas.

SONORA: HETEL SANTOS - COORDENADORA GERAL DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

LOC: Cada agricultor pode vender até vinte mil reais por ano, para cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o teto é de seis milhões de reais por ano. A legislação determina que pelo menos trinta por cento dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar.

O PAA compra institucional permite que órgãos da administração pública federal, estadual e municipal possam obter, com recursos próprios, produtos da agricultura familiar sem licitação. Os editais estão disponíveis no site comprasagriculturafamiliar.gov.br.

Reportagem, Diego Queijo