Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Seminário internacional mobiliza novos gestores e impulsiona governo federal a aprimorar Criança Feliz

Seminário internacional mobiliza novos gestores e impulsiona governo federal a aprimorar Criança Feliz

publicado  em 13/03/2019 18h08

 


 


LOC: Sensibilizar novos gestores que tomaram posse nos governos estaduais em janeiro e aprimorar o atendimento realizado pelo Criança Feliz com base em resultados de avaliações foram os principais pontos de discussão no segundo dia do Seminário Internacional da Primeira Infância, nesta quarta-feira, em Brasília. 

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que participou de todo o encontro, as informações compartilhadas no evento vão ajudar no aperfeiçoamento do programa e na meta de chegar a um milhão de beneficiários até o fim de 2019.


SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: Representantes do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef no Brasil, debateram sobre o papel do governo federal no atendimento às crianças com deficiência. No painel, eles defenderam a intersetorialidade – a exemplo do que aconteceu no combate ao zika vírus – como ferramenta fundamental para o sucesso do programa. 

A medição e o monitoramento dos resultados de programas de desenvolvimento infantil na China e no Rio Grande do Sul também estiveram na pauta do dia. O médico e cientista gaúcho Cesar Victora, que participou do encontro por vídeo-chamada, está à frente da metodologia de pesquisa que irá avaliar as consequências do Criança Feliz para a vida de mais de três mil crianças em 30 municípios diferentes. Ele explicou como será realizado o estudo.

SONORA MÉDICO CESAR VICTORA

LOC: A experiência das primeiras-damas na mobilização pelas políticas de primeira infância no Ceará e em Alagoas foram compartilhadas durante o seminário. De acordo com Renata Calheiros, primeira-dama alagoana, as taxas de mortalidade infantil, de mortalidade materna e de desnutrição crônica diminuíram depois que começaram as ações do programa estadual.

SONORA RENATA CALHEIROS

LOC: O Seminário Internacional da Primeira Infância reuniu, em Brasília, especialistas internacionais e brasileiros no tema para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país.

Em todo o Brasil, o Criança Feliz está presente em 2.622 municípios e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. No total, mais de 12 milhões e cem mil visitas de visitas foram realizadas com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças.

Reportagem, André Luiz Gomes.