Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Pesquisadora americana destaca que o Programa Criança Feliz irá impactar o Brasil e o mundo

Pesquisadora americana destaca que o Programa Criança Feliz irá impactar o Brasil e o mundo

publicado  em 12/03/2019 17h47

 


 


LOC: Estimular a interação entre os pais e as crianças desde o começo da vida é fundamental para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente nas famílias de baixa renda. Foi o que defendeu a diretora do Programa de Implante Coclear Pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind, que abriu o Seminário Internacional da Primeira Infância, nesta terça-feira, em Brasília. 

Pediatra e pesquisadora em neurociência, Suskind apontou que diversos estudos mostram que a educação não começa na escola, mas no primeiro dia de vida. Em relação aos implantes cocleares que realiza em crianças surdas, a médica destacou que, mesmo com a audição retomada, o grande diferencial é a comunicação dentro de casa - que irá ajudar no desenvolvimento cognitivo, do vocabulário e de aprendizado.

Por isso, ela observa que a experiência brasileira de visitação domiciliar do Criança Feliz é uma grande ação do governo para desenvolver o capital humano e que está chamando a atenção de todo o mundo para o tema.

SONORA DANA SUSKIND

LOC: O ministro da Cidadania, Osmar Terra, assistiu à palestra e disse que os temas tratados por Dana reforçam que o Criança Feliz está no caminho correto.

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: Também na plateia, a primeira-dama do Ceará destacou que Dana apresentou diferentes caminhos para desenvolver o cérebro das crianças. Onélia Santana veio buscar mais informações sobre o tema, já que o Criança Feliz está em quase todas as cidades cearenses e realizou mais de um milhão de visitas domiciliares.

SONORA ONÉLIA SANTANA

LOC: Em todo o Brasil, o Criança Feliz está presente em 2.622 municípios e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. No total, mais de 12 milhões de visitas foram realizadas com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças. 

O Seminário Internacional da Primeira Infância acontece nestas segunda e terça-feira,  em Brasília. O evento reúne especialistas internacionais e brasileiros no tema para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país.

Reportagem, André Luiz Gomes.