Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Ministério da Cidadania libera R$ 1,3 milhão em auxílio financeiro para vítimas em Brumadinho

Ministério da Cidadania libera R$ 1,3 milhão em auxílio financeiro para vítimas em Brumadinho

publicado  em 13/03/2019 18h04

 

 


 


LOC: O ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou nesta quarta-feira a liberação de mais de um milhão e trezentos mil reais em recursos extras para beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, e da Renda Mensal Vitalícia residentes em Brumadinho, Minas Gerais. Cada uma das duas mil duzentas e oitenta e uma pessoas receberá seiscentos reais. A ação emergencial foi garantida por meio de uma Medida Provisória e é mais uma resposta do governo federal para atender às demandas do município atingido pelo rompimento da barragem com rejeitos de mineração em janeiro. Terão direito aos recursos as famílias que constavam como beneficiárias desses programas em janeiro de 2019. 

Osmar Terra destaca que os danos do desastre devem atingir a população por um longo tempo, com queda na atividade econômica no município. Segundo ele, o socorro emergencial, aliado a outras ações desenvolvidas pelo governo, vai ajudar a amenizar o sofrimento das famílias.

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: A secretária de Desenvolvimento Social de Brumadinho, Cristiane Passos, falou da importância da chegada dos recursos.

SONORA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRISTIANE PASSOS

LOC: A data para retirar o dinheiro ainda não está definida, mas o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, explica que deve ocorrer antes do pagamento de abril.

SONORA SECRETÁRIO TIAGO FALCÃO

LOC: Os recursos do auxílio emergencial ficarão disponíveis para saque por cento e oitenta dias após a liberação. Em fevereiro, Ministério da Cidadania realizou outras ações para atender os beneficiários de Brumadinho, como a antecipação dos pagamentos do BPC e do Bolsa Família e a liberação de trezentos mil reais para ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, no município. Para mais informações sobre ações e programas do Ministério da Cidadania, acesse cidadania.gov.br.

Reportagem, Diego Queijo.