Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único para manter o benefício

Beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único para manter o benefício

publicado  em 22/03/2019 16h17

 


 

LOC: Mais de um milhão e cem mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O registro é obrigatório e quem ainda não se alistou pode ter o benefício suspenso a partir de abril. Todos os beneficiários não inscritos estão sendo notificados pela rede bancária sobre as datas-limite. Até o momento, mais de três milhões e quatrocentas mil pessoas já registraram as informações na ferramenta do governo brasileiro.

O Ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, fala da importância do cadastro para a manutenção do benefício e para o fortalecimento do sistema de proteção social.

SONORA: LELO COIMBRA - MINISTRO DA CIDADANIA EM EXERCÍCIO

LOC: Para regularizar a situação e não perder o BPC, o Ministério da Cidadania estabeleceu um calendário para as suspensões de acordo com o dia do aniversário de cada beneficiário. Quem recebe o BPC e faz aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março têm até o próximo dia 31 para regularizar a situação. Já o prazo para os nascidos nos meses de abril, maio e junho termina em 30 de junho. Os aniversariantes de julho, agosto e setembro têm até 30 de setembro; e os de outubro, novembro e dezembro podem se registrar até 31 de dezembro. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, ou na Secretaria de Assistência Social do município. É preciso ter em mãos CPF, RG e comprovante de residência para o cadastramento.

O diretor do departamento de Benefícios Assistenciais da Cidadania, André Veras, ressalta que entre as vantagens de fazer parte do Cadastro Único está a possibilidade de participar de vários programas sociais do governo.

SONORA: ANDRÉ VERAS - DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

LOC: O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até duzentos e trinta e oito reais. O calendário completo do cadastramento de beneficiários do BPC está disponível no site da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o mds.gov.br.

Reportagem, Diego Queijo