Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Março > Agricultores familiares de Pernambuco podem atender indígenas

Agricultores familiares de Pernambuco podem atender indígenas

publicado  em 27/03/2019 12h07

 


 

LOC: Pequenos produtores de carne bovina, charque e peixes de Pernambuco podem vender para o governo federal. Até o dia cinco de abril, uma chamada pública está aberta para a compra de mais de cento e nove mil e setecentos reais em produtos, pelo Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. O objetivo é atender às necessidades das Casas de Saúde Indígena, as Casais, no Distrito Sanitário Especial Indígena do Estado. 

Os recursos são do Ministério da Saúde e o edital foi realizado em parceria com o Ministério da Cidadania, que é o responsável pelo programa. A coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério da Cidadania, Hetel Santos, fala da possibilidade de a agricultura familiar da região oferecer produtos locais para complementar a alimentação dos indígenas.

SONORA: HETEL SANTOS - COORDENADORA GERAL DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

LOC: Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas atendem grande parte das demandas de saúde das comunidades. O que, de acordo com Hetel, passa pela boa alimentação.  

SONORA: HETEL SANTOS - COORDENADORA GERAL DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

LOC: Cada agricultor pode vender até o limite de vinte mil reais, por ano, para cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o teto é de seis milhões de reais por ano. A legislação determina que pelo menos trinta por cento dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar. 
O PAA compra institucional permite que órgãos da administração pública federal, estadual e municipal possam obter, com recursos próprios, produtos da agricultura familiar com dispensa de licitação. Os editais estão disponíveis no site comprasagriculturafamiliar.gov.br.

Reportagem, Diego Queijo