Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Maio > Assistência Social: política pública que transforma as vidas das famílias em situação de vulnerabilidade

Assistência Social: política pública que transforma as vidas das famílias em situação de vulnerabilidade

publicado  em 31/05/2019 13h50

 

 


 

LOC: Garantir ao cidadão o acesso aos seus direitos sociais, ouvi-lo e orientá-lo com o objetivo de que se fortaleça para conquistar a autonomia é o papel da assistência social, que oferece serviços às famílias pobres e em situação de vulnerabilidade. Também oferta benefícios e abrigos para assegurar a sobrevivência da população em momentos críticos. Foi o caso de Regina de Oliveira Durães, que mora em Santa Maria, no Distrito Federal.

Em 2012, ela e o marido passaram por sérias dificuldades financeiras quando ficaram desempregados na mesma época. Regina procurou o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras. Lá, recebeu informações sobre caminhos que poderia seguir. Mãe de dois filhos, ela conta que foi nos cursos profissionalizantes que encontrou a saída para superar as dificuldades. Hoje, ela é técnica em análises clínicas. O marido também fez um curso técnico em contabilidade. Agora, o casal trabalha em um mesmo hospital da região.

SONORA: REGINA DURÃES

LOC: A assistência social trabalha em parceria com outras políticas públicas e promove o encaminhamento em casos que envolvam desemprego, violência, doenças, acesso à educação, saneamento básico, moradia, entre outros. É o que explica a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas de Águas Lindas de Goiás, Maria Alessandra de Sousa.

SONORA: MARIA ALESSANDRA DE SOUSA

LOC: A secretária de Assistência Social do município de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Henrique de Sousa, diz que a assistência social funciona como um elo, conectando pessoas necessitadas às políticas públicas.

SONORA: ALEANDRA HENRIQUE DE SOUSA

LOC: Na visão da secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, o profissional bem treinado pode fazer toda a diferença para famílias em vulnerabilidade. Mas é preciso acompanhar de perto quem procura ajuda.

SONORA: MARIANA NERIS

LOC: Para saber mais sobre os programas e projetos, acesse: mds.gov.br e clique em assistência social.

Reportagem, Bruno Romeo.