Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Junho > Seminário intersetorial sobre drogas debate ações conjuntas entre pesquisadores, sociedade civil e governos

Seminário intersetorial sobre drogas debate ações conjuntas entre pesquisadores, sociedade civil e governos

publicado  em 11/06/2019 15h26

 


 

LOC: Ao longo dos últimos dois dias, pesquisadores, membros da sociedade civil e gestores do governo federal e dos estados estiveram reunidos em Brasília para debater a prevenção, a conscientização e o combate às drogas. O seminário intersetorial promovido pelo Ministério da Cidadania discutiu iniciativas e temas como a Nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família no tratamento de dependentes químicos, a violência doméstica e os programas de prevenção.

O Ministro Osmar Terra considerou o encontro um marco no planejamento de ações estratégicas conjuntas de cuidados, educação e fiscalização.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA

LOC: Representantes de diversos órgãos e instituições acompanharam os debates. A vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Maranhão, Fernanda Fernandes, disse que o seminário contribuiu para fortalecer o trabalho já realizado pela instituição.

SONORA: FERNANDA FERNANDES - VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO MARANHÃO

LOC: Entre os pesquisadores, o doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Pablo Kurlander apresentou dados sobre a eficácia do tratamento em instituições de acolhimento para dependentes químicos. Para ele, a atuação conjunta aumenta as chances de melhores resultados.

SONORA: PABLO KURLANDER - DOUTOR EM SAÚDE COLETIVA

LOC: Em um balanço do evento, o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, avaliou que o debate próximo da sociedade, dos gestores, das pessoas que trabalham nas entidades da organização civil, dos membros do legislativo e, principalmente, dos pesquisadores, ajuda a construir ações baseadas na nova política e na nova lei sobre drogas.

SONORA: QUIRINO CORDEIRO JÚNIOR - SECRETÁRIO DE CUIDADOS E PREVENÇÃO ÀS DROGAS

LOC: O evento foi realizado em parceria com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Infraestrutura, Educação, Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos. A cobertura completa do seminário está disponível no site cidadania.gov.br.

Reportagem, Henrique Jasper