Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Junho > Governo federal e estados discutem ações de prevenção ao uso de drogas

Governo federal e estados discutem ações de prevenção ao uso de drogas

publicado  em 13/06/2019 14h23

 

 


 

LOC: Gestores do governo federal, dos estados e da sociedade civil estão reunidos para discutir iniciativas que contribuam para a prevenção e conscientização sobre o uso das drogas no Brasil. Nesta segunda e terça-feira, o Ministério da Cidadania promove um seminário intersetorial sobre o assunto, em Brasília. 

A nova Política Nacional sobre Drogas, lançada pelo governo federal por meio de um decreto presidencial em abril, e a lei que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas, o Sisnad, sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, são os principais temas que estão em discussão.  Os ministérios da Cidadania e da Justiça e Segurança Pública assinaram um protocolo de intenções com os estados para a implementação da nova política sobre drogas. Entre as medidas estão a criação de um órgão de articulação e alinhamento das iniciativas em todo o país, o fomento a pesquisas e a capacitação dos profissionais que atuam na área. 

Terra ressaltou que a política e a legislação se baseiam em evidências científicas com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida à população.
 

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, buscar construir políticas que combatam a dependência química de forma integrada é fundamental para aprimorar o atendimento à população.

SONORA MINISTRO LUIZ HENRIQUE MANDETTA

LOC: O secretário de Prevenção e Cuidados ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, frisou que o país vive um momento produtivo em relação à formulação de políticas públicas sobre o assunto. Para ele, o seminário contribui para uma maior integração entre as áreas envolvidas. 

SONORA SECRETÁRIO QUIRINO CORDEIRO

LOC: O Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas segue até esta terça feira e aborda também o papel da família no tratamento de dependentes químicos, a violência doméstica, e os programas já em execução de prevenção ao uso de entorpecentes, entre outros.

O evento é promovido pelo Ministério da Cidadania em parceria com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Infraestrutura, Educação, Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos.


Reportagem, André Luiz Gomes.