Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Janeiro > Osmar Terra assume o ministério da Cidadania

Osmar Terra assume o ministério da Cidadania

publicado  em 02/01/2019 20h10

 


 

LOC: O deputado federal Osmar Terra assumiu nesta quarta-feira, em Brasília, o cargo de ministro de Estado da Cidadania – que reúne as atribuições que eram dos ministérios do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura. A cerimônia de transmissão de cargo contou com a presença dos ex-ministros Leandro Cruz Fróes da Silva, do Esporte, e Alberto Beltrame, do Desenvolvimento Social.

No discurso de posse, Osmar Terra ressaltou que a fusão dos ministérios não enfraquece as ações de cada área. Pelo contrário, a integração vai permitir impulsionar o desenvolvimento econômico e social, o acesso à cultura e ao esporte por meio de ações conjuntas, com ganho de eficiência. Entre as medidas anunciadas, Terra destacou o pagamento, em 2019, do 13º aos beneficiários do Programa Bolsa Família e da inclusão produtiva dos beneficiários, além da democratização dos recursos de patrocínio em Cultura e do reforço do Bolsa Atleta, programa que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento.

SONORA: MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: Na solenidade, Osmar Terra também anunciou os futuros secretários especiais que comandarão cada um dos temas relacionados ao Ministério da Cidadania. O médico capixaba Lelo Coimbra será o secretário especial do Desenvolvimento Social. Já a pasta de Cultura ficará com o gaúcho Henrique Medeiros Pires, que, desde 2016, estava na chefia de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social. Para o Esporte, o escolhido é o general de reserva Marco Aurélio Vieira. O militar foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e participou do planejamento e da execução do revezamento da Tocha Olímpica. 

A economista Tatiana Alvarenga será a secretária executiva do Ministério da Cidadania e ressalta a importância de aproveitar as iniciativas já executadas enquanto estava no Ministério do Desenvolvimento Social.

SONORA: SECRETÁRIA-EXECUTIVA TATIANA ALVARENGA

LOC: Osmar Terra é médico, tem 68 anos e nasceu em Porto Alegre. Ocupou diversos cargos executivos do Rio Grande do Sul e, atualmente, está licenciado do sexto mandato como deputado federal.

A primeira infância é uma de suas principais bandeiras. No Congresso Nacional, Osmar Terra foi autor da lei que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância. Entre 2016 e 2018 esteve à frente do Ministério Desenvolvimento Social, onde implantou o Programa de visitação domiciliar Criança Feliz. Para o presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, o senador José Medeiros, a indicação é um grande avanço na promoção do desenvolvimento humano. 

SONORA: SENADOR JOSÉ MEDEIROS

LOC: Além das áreas do Desenvolvimento Social, de Cultura e Esporte, o Ministério da Cidadania também será responsável por algumas áreas da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, como campanhas de prevenção, redução das consequências sociais e de saúde decorrente do uso indevido de drogas e da manutenção e atualização do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas.

Reportagem, André Luiz Gomes