Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Janeiro > Bolsa Família começa a ser pago no dia 18

Bolsa Família começa a ser pago no dia 18

publicado  em 18/01/2019 14h00

 


 

LOC: Mais de 13 milhões e 700 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família começam a receber o pagamento nesta sexta-feira, dia 18. Ao todo, o Ministério da Cidadania vai repassar mais de 2 bilhões e 585 milhões de reais.Neste mês de janeiro, mais de 223 mil famílias foram incluídas no programa e passarão a receber o benefício.

Desde agosto de 2017, todos os inscritos no Cadastro Único que cumprem os requisitos para participar do programa não precisam mais aguardar em uma fila de espera. Ela foi zerada a partir de um processo de aperfeiçoamento gerencial que está garantindo os recursos para quem realmente precisa.

Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Bolsa Família terá continuidade e será fortalecido em seu governo. A estratégia é ampliar as oportunidades de emprego e renda para os beneficiários, como explica Terra.

Sonora: Osmar Terra – ministro da Cidadania

LOC: O ministro destacou ainda que a pasta está negociando com as instituições do Sistema S e com o Ministério da Educação para ampliar a lista de cursos profissionalizantes ofertados em cada munícipio. 

Sonora: Osmar Terra – ministro da Cidadania

LOC: Como em todos os meses, o repasse é realizado de acordo com o Número de Inscrição Social – o NIS -, impresso no cartão. Aqueles com final UM podem sacar no primeiro dia de pagamento. Os NIS com final DOIS, no segundo dia, e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.  

E neste início de ano, as famílias beneficiárias que têm crianças e adolescentes entre seis e 17 anos devem ficar atentas. Se houve mudança de escola em 2019, é necessário informar a alteração ao setor responsável pelo Cadastro Único no município. Sem essa informação atualizada, o governo não pode fazer o acompanhamento da frequência escolar desses alunos.

Manter os filhos matriculados e frequentando as aulas é um dos compromissos que os beneficiários devem assumir para fazer parte do Bolsa Família. A vacinação e avaliação nutricional das crianças, bem como o pré-natal no caso das gestantes, também são condições para receber o benefício.  

Reportagem, Carolina Graziadei