Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Fevereiro > Pesquisa avalia situação dos Bancos de Alimentos no país

Pesquisa avalia situação dos Bancos de Alimentos no país

publicado  em 19/02/2019 19h16

 


 

LOC: O Ministério da Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio, o Sesc, e com o Fundo Mundial para a Natureza no Brasil, a WWF Brasil, está realizando uma pesquisa nacional de Banco de Alimentos para avaliar as condições, necessidades e experiências bem-sucedidas no combate ao desperdício e na garantia de alimentos mais saudáveis para entidades e famílias em situação de insegurança alimentar. O questionário deve ser preenchido pelos gestores até primeiro de março. 
 
Os dados serão reunidos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e pelo Instituto René Rachou da Fiocruz Minas. O objetivo da pesquisa é fortalecer a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos – que hoje é composta por 239 unidades em todo o país – das quais 107 são coordenadas por governos estaduais e municipais. 
 
Segundo a analista da Coordenação-Geral de Equipamentos Públicos, Érica Andrade, o Ministério da Cidadania já acompanha os bancos de alimentos públicos.  No entanto, o objetivo agora é observar toda a rede.

SONORA: ANALISTA DA COORDENAÇÃO-GERAL DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS - ÉRICA ANDRADE

LOC: Além disso, o questionário servirá de subsídios para promover a troca de conhecimento e experiências na gestão dos bancos de alimentos, como explica a responsável pela pesquisa.

SONORA: ANALISTA DA COORDENAÇÃO-GERAL DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS - ÉRICA ANDRADE

LOC: De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 1 bilhão e 300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados em todo o mundo por ano. Os Bancos de Alimentos atuam no recebimento de doações de produtos considerados fora dos padrões para a comercialização, mas adequados para o consumo. Os alimentos são repassados a instituições como creches, escolas, asilos e hospitais.

Reportagem, André Luiz Gomes