Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Rádio > 2019 > Fevereiro > O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia reconhece iniciativas voltadas à primeira infância

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia reconhece iniciativas voltadas à primeira infância

publicado  em 26/02/2019 17h00

 

LOC: Pela primeira vez, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia vai reconhecer tecnologias sociais dedicadas à primeira infância. Fruto de uma parceria com o Ministério da Cidadania, a premiação busca ações que promovam o desenvolvimento infantil, o fortalecimento de vínculos familiares e o exercício da parentalidade desde os primeiros anos de vida da criança. O ministro Osmar Terra elogia a iniciativa.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA

LOC: A preocupação do ministro com a primeira infância tem base em pesquisas e estudos científicos. Crianças que tiveram o apoio necessário nos primeiros anos de vida tendem a ter um melhor desempenho escolar e menos chances de envolvimento com drogas, por exemplo. Assim foi desenvolvido o Programa Criança Feliz, uma das principais iniciativas do Ministério da Cidadania. Nos dias 12 e 13 de março, a pasta promove, em Brasília, o Seminário Internacional da Primeira Infância - o melhor investimento para desenvolver uma Nação.

SONORA: OSMAR TERRA - MINISTRO DA CIDADANIA
 
LOC: O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia é realizado a cada dois anos, desde 2001. São consideradas Tecnologias Sociais os produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social e que atendam aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicação e reprodução e que tenham um impacto social comprovado. As tecnologias sociais certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais, o BTS. Para o presidente da Fundação, Asclepius Soares, o Pepe, esta edição é mais especial, pois olha para as crianças.

SONORA: ASCLEPIUS SOARES (PEPE) -– PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

LOC: As propostas para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social podem ser enviadas até 21 de abril. O objetivo da premiação é identificar, certificar e multiplicar tecnologias sociais que ajudam na solução de questões relacionadas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Mais informações e regulamento da premiação no endereço fbb.org.br/premio.

Reportagem, Renata Garcia.